Título
Conceptualização de um balanced scorecard para uma PME portuguesa no setor do transporte rodoviário de mercadoria
Autor
Martins, Ana Sofia da Silva
Resumo
pt
As Pequenas e Médias Empresas possuem uma elevada relevância para os países nos quais operam, sendo uma fonte de criação de emprego, inovação, crescimento económico e estabilidade social. Estas representam a quase totalidade das empresas em Portugal, sendo a grande maioria micro empresas com até 10 colaboradores. É neste segmento que se encontra a Transaruil, empresa alvo deste projeto, que atua no setor do Transporte Rodoviário de Mercadoria há cerca de 24 anos. Para que esta empresa se consiga manter competitiva, ainda mais num contexto de forte incerteza e concorrência, é muito importante que adote práticas de gestão flexíveis, mas que permitam alguma formalização. Tal pode ser adquirido através da implementação de um Balanced Scorecard. Assim sendo, este projeto consiste na conceção de um Balanced Scorecard adaptado à realidade da Transaruil. Para tal, primeiramente, realizou-se uma caracterização do setor e da empresa. Posteriormente, procedeu-se à conceção do modelo através da definição da missão, visão e valores, objetivos estratégicos, mapa estratégico, indicadores da performance e, por fim, das iniciativas estratégicas. A metodologia utilizada neste estudo de caso foi qualitativa e a recolha de informação realizada através de observação direta, entrevistas abertas e análise de documentos. Como principal contributo, realça-se o processo de reflexão sobre o que se pretende que seja o futuro da Transaruil e a definição de um plano para lá chegar. Desta forma, foi introduzida uma dinâmica até então inexistente: pensamento estratégico de longo prazo.
en
Small and Medium Enterprises are highly relevant for the countries in which they operate, being a source of job creation, innovation, economic growth, and social stability. The vast majority of Portuguese Small and Medium Enterprises are micro-enterprises with up to 10 employees. It is in this segment that Transaruil is established, the target company of this project, which has been operating in the road freight transport sector for the last 24 years. For this company to remain competitive in a context that stands out for its uncertainty and competition, it is very important to adopt flexible management practices, that allow formalization at the same time. This can be achieved through the implementation of a Balanced Scorecard. This project’s scope is to design a Balanced Scorecard that fits Transaruil's reality. Therefore, in the first place, a description of the sector and the company was made. Then, the model was designed through the definition of the mission, vision and values, strategic goals, strategic map, performance indicators, and, finally, strategic initiatives. The methodology used in this case study is qualitative and information was collected through direct observation, open interviews, and document analysis. As the main contribution, it is possible to highlight the reflection process on what is intended to be the future of Transaruil and the creation of a plan to achieve it. Thus, introducing a dynamic that did not exist until then: long-term strategic thinking.