Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

The expansion of electric vehicles in Portugal: Investigating the impact of business models on consumer’s preferences

Autor
Simões, Vasco Figueira de Landerset
Resumo
pt
Os Modelos de Negócio são cruciais para uma penetração de mercado bem-sucedida e uma difusão das inovações sustentáveis. No entanto, o conhecimento relativamente às preferências do consumidor na adoção de veículos elétricos é baixo. Ao basear-se em conceitos já existentes de Modelos de Negócio, esta investigação estuda as preferências do consumidor para 3 Modelos de Negócio Inovadores (“EV-Leasing”; “Battery-Leasing”; “B2C EV-Sharing”) mais o tradicional Modelos de Negócio de Compra Total. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o crescimento do mercado de veículos elétricos, bem como perceber as preferências do consumidor em relação aos Modelos de Negócio e perceber como é que os Modelos de Negócio podem eliminar as barreiras da compra de veículos elétricos. Ao conduzir um questionário em Portugal, baseado numa análise quantitativa, conclui-se que a maior parte das pessoas tem interesse nos veículos elétricos, mas consideram como principal barreira os altos custos. Os benefícios ambientais são a principal motivação devido ao facto das pessoas interessadas serem bastante preocupadas com o ambiente. Em relação aos Modelos de Negócio Inovadores, a maior parte das pessoas não estava ciente da sua existência, no entanto, acreditam que são fundamentais para a aquisição veículos elétricos.
en
Business Models are crucial for a successful market penetration and diffusion of sustainable innovations. Nonetheless, the consumer preferences knowledge for adopting EV’s under Innovative Business Models is low. Drawing on BMs existing conceptualizations, this investigation studies consumer’s preferences for 3 IBMs (EV-Leasing; Battery-Leasing; B2C EV-Sharing) plus the traditional Total Purchase BM. This research aims to analyse the EV’s market growth as well as to understand the consumer’s preferences regarding the business models and understand how it can eliminate the barriers of the EV’s purchase. By conducting a questionnaire in Portugal based on a quantitative analysis, it concludes that most of the people has interest in EVs but consider as main barrier the high costs. Environmental benefits are the main motivation to buy one since these people are very concerned with environment. Regarding the IBMs, most people were not aware of its existence but believes that are fundamental for EV’s acquisition.

Palavras-chave

Modelos de negócio
Business models
Veículo eléctrico -- Electric vehicle
Innovative business models
Consumption behaviour
Modelos de negócio inovadores
Comportamento do consumo

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

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