Título
The expansion of electric vehicles in Portugal: Investigating the impact of business models on consumer’s preferences
Autor
Simões, Vasco Figueira de Landerset
Resumo
pt
Os Modelos de Negócio são cruciais para uma penetração de mercado bem-sucedida e uma
difusão das inovações sustentáveis. No entanto, o conhecimento relativamente às preferências
do consumidor na adoção de veículos elétricos é baixo. Ao basear-se em conceitos já existentes
de Modelos de Negócio, esta investigação estuda as preferências do consumidor para 3 Modelos
de Negócio Inovadores (“EV-Leasing”; “Battery-Leasing”; “B2C EV-Sharing”) mais o
tradicional Modelos de Negócio de Compra Total. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o
crescimento do mercado de veículos elétricos, bem como perceber as preferências do
consumidor em relação aos Modelos de Negócio e perceber como é que os Modelos de Negócio
podem eliminar as barreiras da compra de veículos elétricos. Ao conduzir um questionário em
Portugal, baseado numa análise quantitativa, conclui-se que a maior parte das pessoas tem
interesse nos veículos elétricos, mas consideram como principal barreira os altos custos. Os
benefícios ambientais são a principal motivação devido ao facto das pessoas interessadas serem
bastante preocupadas com o ambiente. Em relação aos Modelos de Negócio Inovadores, a maior
parte das pessoas não estava ciente da sua existência, no entanto, acreditam que são
fundamentais para a aquisição veículos elétricos.
en
Business Models are crucial for a successful market penetration and diffusion of sustainable
innovations. Nonetheless, the consumer preferences knowledge for adopting EV’s under
Innovative Business Models is low. Drawing on BMs existing conceptualizations, this
investigation studies consumer’s preferences for 3 IBMs (EV-Leasing; Battery-Leasing; B2C
EV-Sharing) plus the traditional Total Purchase BM. This research aims to analyse the EV’s
market growth as well as to understand the consumer’s preferences regarding the business
models and understand how it can eliminate the barriers of the EV’s purchase. By conducting
a questionnaire in Portugal based on a quantitative analysis, it concludes that most of the people
has interest in EVs but consider as main barrier the high costs. Environmental benefits are the
main motivation to buy one since these people are very concerned with environment. Regarding
the IBMs, most people were not aware of its existence but believes that are fundamental for
EV’s acquisition.