Título
Economia dos media e monetização das notícias: O caso Português
Autor
Guedes, Nuno Miguel Lopes
Resumo
pt
A Economia dos Media coloca especiais desafios à Economia e dentro da Economia dos Media as
empresas jornalísticas têm características ainda mais diferenciadoras e singulares, algo bem visível
naquilo que tem sido identificado como o mercado das notícias.
Apesar da dupla função social e económica do jornalismo, é fundamental conhecer as
particularidades económicas do setor para compreendê-lo na sua globalidade e nos seus desafios mais
recentes.
Classificadas, neste trabalho, como um bem informacional perecível, as notícias têm
características económicas próprias que as diferenciam de outros bens e nos últimos anos o setor tem
enfrentado aquilo que muitos identificam como uma crise que tem obrigado as empresas a
procurarem novas formas de financiamento. Este trabalho tenta identificar e esquematizar os modelos
de negócio e de monetização deste mercado no contexto português.
Os resultados revelam que o consumo gratuito e a monetização baseada na publicidade
tradicional são a estratégia mais comum e a principal fonte de financiamento do setor, mas as
estratégias de monetização são cada vez mais diversificadas e complexas, tendo sido possível detetar
caminhos previstos e não previstos na literatura.
A diversidade acontece entre diferentes marcas de media, mas também dentro de uma mesma
marca, apesar da dificuldade em conhecer os retornos financeiros das estratégias mais recentes e
inovadoras, sendo evidente, contudo, o caminho multiplataforma aproveitando as economias de
escala e de gama típicas da Economia dos Media.
en
Media Economy poses special challenges to Economics and journalistic companies have even more
differentiating and singular characteristics within the Media Economy, something visible in what has
been identified as the news market.
Despite the dual function of journalism – social and economic –, it's essential to know the
economic particularities of the sector to understand it as a whole and its recent challenges.
Classified, in this work, as a perishable information asset, the news has economic characteristics
that differentiate them from other goods. In recent years the sector has faced what many identify as
a crisis that has forced companies to seek new forms of financing. This work tries to identify and
describe these monetization models in the Portuguese context.
The results reveal that free consumption and monetization based on traditional advertising are
the most common strategy and the primary source of funding for the sector. Still, business models are
increasingly diversified, complex and it was possible to identify monetization strategies that were not
described in the literature.
Diversity occurs between different media brands, but also within the same brand, despite the
difficulty in knowing the financial returns of the most recent and innovative strategies, being evident,
however, the multiplatform path that takes advantage of the economies of scale and economies of
scope typical of the Media Economy.