Título
Providing foodora couriers with e-vehicles for food delivery in Sweden: A case study on courier efficiency and cost savings
Autor
Polatos, Andrew
Resumo
pt
Ao longo dos anos mais recentes, o comércio eletrónico cresceu
exponencialmente. Isso é impulsionado por uma crescente procura, por parte do
consumidor, de entregas rápidas e eficientes. Cada vez mais, empresas de entregas
buscam alternativas sustentáveis que reduzam a emissão de carbono; e, uma das
soluções é o uso de veículos movidos a energia elétrica. A utilização de veículos
elétricos tem aumentado ao decorrer dos anos e, nesse contexto, eles têm sido
explorados como uma solução viável para problemas de logística urbana.
Esta dissertação, procura lançar luz, através de um estudo de caso, sobre a
possibilidade de mudança do atual modelo de negócios da foodora para um mais
sustentável. Os dados foram recolhidos em Malmo, Suécia, onde os entregadores
recebem equipamentos sustentáveis e um veículo eletrónico. O objetivo é verificar a
possibilidade do investimento em iniciativas sustentáveis, mantendo rentável o custo
por pedido. Também analisa a perspetiva do entregador sobre como essas mudanças
impactam e são percebidas por eles. As descobertas iniciais mostram que a UTR,
total de pedidos por hora, dos correios aumenta. Não obstante, o custo por pedido
diminui. Entretanto, essas mudanças não foram significativas o suficiente, resultando
em perdas no investimento inicial da foodora. A isso deve-se a problemas de bateria
e fatores externos, como o clima. A perspetiva geral dos entregadores é que o novo
modelo sustentável é positivo e gostariam de vê-lo crescer.
As observações finais são que os veículos elétricos não são adequados para o
comércio rápido, apesar de os entregadores verem um maior ganho por hora.
en
Over the last couple of years the e-commerce sector has been growing
exponentially. This growth is boosted through a continuous increase in the public
demand for quick and efficient deliveries. More last-mile delivery companies are
looking at sustainable alternatives to reduce their carbon footprint. One way to do
this is through using e-vehicles for deliveries. The sustainable e-vehicles for last-mile
delivery operations have been improving over the years, here they are explored as a
viable urban logistics solution.
This empirical thesis, conducted through a case study, analyses the possibility
of making foodora’s current business model more sustainable. The data is collected
in Malmo (Sweden) where couriers are given sustainable equipment and an e-vehicle.
The goal is to see whether it is possible for the company to invest in more sustainable
initiatives while maintaining a profitable cost per order. It also looks at the courier's
perspective: what is the impact of the changes and how will they perceive them? The
initial findings showcase that the UTR of the couriers increases, which leads therefore
to an increase in the hourly earnings. Furthermore, the cost per order decreases. In
the end these changes turned out not to be significant enough, resulting in a loss in
the initial investment. The battery and weather conditions have been the biggest
blockers for not reaching the targeted UTR. Though, the general perspective from the
couriers is very positive.
The concluding remarks are that e-vehicles are currently not suitable for food
delivery despite the higher earnings per hour.