Teses e dissertações

Mestrado
Educação e Sociedade
Título

As tecnologias de apoio e as metodologias ativas na escola inclusiva em Portugal: Estudo de caso em uma unidade de apoio à multideficiência

Autor
Silva, Sandra Araújo da
Resumo
pt
A busca pelas metodologias para inclusão por parte dos educadores e sociedade tem crescido devido à demanda de alunos com necessidades educativas especiais. Dessa forma, recursos como as tecnologias de apoio à aprendizagem e as metodologias ativas são utilizadas como ferramentas para superar barreiras no contexto da aprendizagem e no ambiente social. A pesquisa buscou analisar como tais recursos contribuem para a aprendizagem dos educandos com deficiência e investigar os recursos e as metodologias do Sistema Educativo de Portugal que atuam na inserção desse universo inclusivo. Também visou investigar se os recursos alinhados às metodologias ativas são eficazes para o desenvolvimento dos alunos com necessidades educativas especiais, bem como identificar projetos e metodologias que ampliam a inclusão. Por meio da pesquisa descritiva, de caráter qualitativo, a metodologia adotada compreendeu um estudo de caso com observação participante. Foi possível concluir que, quanto aos recursos humanos, o processo de inclusão deve gerar mudanças nos mais diferentes contextos, somando tanto a acessibilidade como a funcionalidade, para melhor atender aos alunos com deficiência, através de um trabalho multidisciplinar, congregando diferentes conhecimentos especializados. Quanto aos recursos materiais, foi considerada a relevância de materiais didáticos adaptados ao processo de ensino-aprendizagem. Evidenciou-se o planeamento, a organização do ambiente de aprendizagem e a preparação para a execução adequada das atividades e dos esforços da comunidade escolar.
en
The search for methodologies for inclusion by educators and society has grown due to the demand of students with special educational needs. Thus, resources such as learning support technologies and active methodologies are used as tools to overcome barriers in the context of learning and in the social environment. The research sought to analyze how these resources contribute to the learning of students with disabilities and to investigate the resources and methodologies of the Educational System of Portugal that work in the insertion of this inclusive universe. It also aimed to investigate whether resources aligned with active methodologies are effective for the development of students with special educational needs, as well as to identify projects and methodologies that expand inclusion. Through descriptive, qualitative research, the methodology adopted comprised a case study with participant observation. It was possible to conclude that, as far as human resources are, the inclusion process must generate changes in the most different contexts, adding both accessibility and functionality, to better serve students with disabilities, through multidisciplinary work, bringing together different specialized knowledge. As for material resources, the relevance of teaching materials adapted to the teaching-learning process was considered. The planning, organization of the learning environment and preparation for the proper implementation of the activities and the efforts of the school community were evidenced.

Palavras-chave

Inclusão social
Inclusion
Metodologias ativas
Alunos com necessidades educativas especiais (NEE)
Tecnologias de apoio
Students with special needs
Support technologies
Active methodologies

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

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