Título
Inclusão das crianças com Síndrome de Down no ensino básico: estudo de caso
Autor
Fernandes, Iolanda Conceição
Resumo
pt
Pretende-se com este trabalho analisar o processo de inclusão das crianças com NEE no
sistema do ensino regular, procurando assim através das informações recolhidas junto das
entrevistadas avaliar se o processo foi ou não bem conseguido nos agrupamentos em estudo.
O trabalho encontra-se dividido em duas partes sendo que na primeira fez-se uma revisão da
literatura abordando o percurso do conceito de inclusão; das políticas levadas a cabo para a
sua implementação; dos currículos e formação de professores que são alicerces do processo.
A segunda abarca o estudo empírico que se desenvolveu no quadro de dois agrupamentos da
Área Metropolitana de Lisboa seguindo uma abordagem qualitativa. Constituíram a amostra
deste trabalho dez pessoas, todos com contacto ou experiência de trabalho com crianças
portadoras de Síndrome de Down.
De acordo com os dados recolhidos constatou-se que o processo de inclusão está a ganhar
crédito na esfera social e principalmente educacional, trazendo vantagens como autonomia,
autoconfiança, socialização, qualidade de vida etc., embora se verifique uma certa
preocupação e dúvida no que diz respeito á sua concretização
en
The aim of this study is to analyze the process of inclusion of children with SEN in the
regular education system, thus searching through the information collected from the
interviewees to assess whether or not the process was well achieved in the clusters under
study. The paper is divided in two parts, and in the first one a review of the literature was
presented, approaching the concept of inclusion; of the policies implemented for its
implementation; of curricula and teacher training that are the foundation of the process. The
second one covers the empirical study that developed in the framework of two groupings of
the Metropolitan Area of Lisbon following a qualitative approach. The sample consisted of
ten people, all with contact or experience working with children with Down Syndrome.
According to the data collected, it was found that the inclusion process is gaining credit in the
social and mainly educational sphere, bringing advantages such as autonomy, self-confidence,
socialization, quality of life, etc., although there is some concern and doubt about what relates
to their.