Título
Comportamento do consumidor no marketing sensorial: psicologia das cores
Autor
Silva, Carlota Maria Estevão da
Resumo
pt
O tema desta dissertação de Mestrado analisa o “Comportamento do Consumidor no Marketing
Sensorial: Psicologia das Cores”.
Como é visível, o uso do marketing sensorial na preparação das campanhas de marketing,
comunicação e publicidade, normalmente limita-se á visão e audição, sendo esquecido o uso
dos sobrantes sentidos. Apesar de existirem raciocínios para esse esquecimento, normalmente
alistadas com a dificuldade da sua aplicação, vale a pena entender o que o marketing sensorial
pode fazer por pessoas, produtos, empresas e espaços físicos. Recorreu-se para isso, ao Stimulus
Organism Response (SOR) que, com uma representação visual proporciona maior
conhecimento do tema e melhor interpretação
Os resultados, possibilitaram afirmar que, o uso das cores nos produtos em determinadas
marcas faz toda a diferença perante o consumidor e que é uma norma do marketing bastante
importante e relevante na decisão de compra por parte do consumidor.
Este estudo contribui a nível teórico e da gestão, a aprofundar o tema que não é tão visível
em Portugal e pelo facto de ser abrangente a qualquer empresa que trabalhe com o marketing,
essencialmente, fazendo face à constante busca de informação, visto que estamos no mundo
atualmente em mudança.
en
The theme of this master’s dissertation analyzes the “Consumer Behavior in Sensory
Marketing: Psychology of Colors”.
As can be seen, the use of sensory marketing in the preparation of marketing,
communication and advertising campaigns is normally limited to sight and hearing, forgetting
the use of the leftover senses. Although there are reasons for this oblivion, usually listed with
the difficulty of its application, it is worth understanding what sensory marketing can do for
people, products, companies, and physical spaces. For this purpose, the Stimulus Organism
Response (SOR) was used, which, with a visual representation, provides greater knowledge of
the topic and better interpretation.
The results made it possible to affirm that the use of colors in products in certain brands
makes all the difference to the consumer and that it is a very important and relevant marketing
norm in the purchase decision by the consumer.
This study contributes, at a theoretical and management level, to deepening the theme that
is not so visible in Portugal and for the fact that it is comprehensive to any company that works
with marketing, essentially, facing the constant search for information, since we are in the
currently changing world.