Teses e dissertações

Mestrado
Economia da Empresa e da Concorrência
Título

Os determinantes para o sucesso do franchising em Portugal

Autor
Jardim, João Guilherme Beno
Resumo
pt
A utilização do franchising tem vindo a ganhar espaço no tecido empresarial português. O conceito de uma economia global é cada vez mais nítido nos dias de hoje espelhando um mundo cada vez mais interligado e complexo. Os fluxos de comércio, capital, tecnologia e conhecimento são os principais condutores ao fenómeno da internacionalização. O franchising pode ser um meio fácil para atingir o sucesso no mercado, uma vez que utiliza um modelo de negócio já existente. Contudo, a entrada e saída de empresas é recorrente. Sendo assim, o objetivo da presente dissertação é identificar os principais fatores que levam a que as empresas cessem a sua atividade. Neste sentido, o autor realiza uma análise de sobrevivência às 1660 empresas franqueadas em Portugal entre 1996 e 2016, utilizando um conjunto de variáveis reconhecidas como determinantes pela literatura económica. O estudo debruça-se sobre uma base de dados que contém um total de 20 variáveis que são testadas à sua significância. Adicionalmente, o autor introduz variáveis macroeconómicas, utilizando relatórios publicados. O principal resultado da investigação elucida que a distância entre o país de origem e Portugal, a capacidade de exportar da empresa, o investimento inicial, a presença no sector terciário e o crescimento do salário no sector antecipam a saída do mercado. Por outro lado, o crescimento do sector e o número de lojas franqueadas adiam o fim da atividade económica.
en
Franchising has been gaining influence in the Portuguese economy. The concept of a global economy is increasing progressively, reflecting a world which is becoming interconnected and complex. Furthermore, the movements of commerce, capital, technology and knowledge are the main drivers of the internationalization phenomenon. Franchising can be straightforward to achieve market success, as it uses an existing business model. However, the entry and exit of companies is frequent. Therefore, the aim of this dissertation is to identify the main factors that lead companies to cease their activity. In this sense, the author applies a survival analysis to a dataset of franchised companies in Portugal between 1996 and 2016, using a set of relevant determinants recognized by the economic literature. Basing the study on a dataset which contains a total of 20 variables that will be tested for their significance. Additionally, the author reinforced the range of macroeconomic variables using published reports. The main result of the present research elucidates that the distance between the home country and Portugal, the export capacity of the firm, the initial investment required, the presence in the tertiary sector and the wage growth in the sector anticipate the exit. On the other hand, the growth of the sector and the number of franchised stores postpone the end of economic activity.

Palavras-chave

Franchising
Análise de sobrevivência -- Survival analysis
Fatores determinantes do franchising
Determinant factors of franchising

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

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