Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

Estudo da fusão Zon e Optimus uma oportunidade ou inevitabilidade?

Autor
Amorim, Tânia Raquel Coelho
Resumo
pt
Desde a antiguidade que qualquer empresa tem de comprar/produzir abaixo do custo dos proveitos obtidos. Quando de alguma forma, este princípio for posto em causa, cabe aos gestores, que têm como principal objetivo a criação de valor para o acionista, procurarem soluções. Neste seguimento e na atual economia globalizada, existe uma tendência para as empresas concentrarem capitais e segmentos de produtos. Tal ocorre, como consequência da concorrência no mercado e por existir uma necessidade de reduzir custos operacionais, para conseguir manter o produto competitivamente no mercado. No final do século XX e início do século XXI, as telecomunicações transformaram-se num dos setores mais ativos e emergentes da economia mundial. Tal facto faz com que este mercado seja dos mais dinâmicos e estratégicos da atualidade. Desde o ano de 2012, se falava da fusão de duas grandes operadoras no mercado das telecomunicações, a ZON e a Optimus. A combinação destas duas companhias daria origem à segunda maior empresa do sector, criando um novo player com força suficiente para competir em todos os segmentos de negócio com a incumbente PT. A Outubro do ano de 2013 materializou-se a grande operação. É defendido que esta fusão teve todo o racional económico e financeiro que permitiu uma otimização de recursos com ganhos de economia de escala e sinergias. Falta então saber, se esta decisão de fusão por incorporação entre as duas entidades aconteceu com base numa oportunidade existente no mercado ou numa operação estratégico-financeira inevitável para ambas permanecerem ativas e competitivas. Aqui, culmina o objetivo desta dissertação, com uma visão pré-fusão, avaliando as duas empresas separadamente com base nos últimos resultados apresentados antes da fusão, e posteriormente com uma visão pós-fusão avaliando a empresa criada NOS, entender se a operação foi uma oportunidade de criação de valor ou uma inevitabilidade. Adicionalmente, no seguimento de uma visão pós-fusão irão ser compreendidos os impactos resultantes da fusão a três níveis distintos, a nível interno, a nível de mercado e a nível do consumidor final.
en
Since antiquity it is known that any company has to buy or produce below obtained income. When somehow, this principle is put into question, it is up to managers, whose main objective is to create shareholder value to seek solutions. In the same line of thought and in the current globalized economy, there is a tendency for companies to concentrate capital and product segments. This occurs as a result of market competition and also because there is a need to reduce operating costs, in order to be able to keep the product in the market in a competitively way. In the late twentieth and early twenty-first century, telecommunications became one of the most active and emerging sectors of the world economy. That fact makes this market one of the most dynamic and strategic nowadays. Since 2012, that is news the merger of two major companies in the telecommunications market, ZON and Optimus. The combination of these two companies will create the second largest company in this sector, thus creating a new player with enough force to compete in all business segments with its major competitor PT. In October 2013 this major operation took place. It is argued that this merger has had all the economic and financial advantages that allowed an optimization of resources with scale economy gains and synergies. Remains to know if the decision to merge the two companies by incorporation occurred based on an existing market opportunity, or in an inevitable strategically-financial operation for both to remain active and competitive. That is the aim of this thesis, to display a pre-merger vision, assessing the two companies separately based on the latest results presented before the merger, and a post-merger vision valuing the company created “NOS”, in order to understand whether the operation was an opportunity for value creation or an inevitability. Additionally, following a post-merger vision will be dissected the impacts resulting from the merger at three separate levels, internally, market level and to the final consumer.

Data

11-jun-2015

Palavras-chave

Sinergias
Synergies
Impactos
Merger
Setor das telecomunicações
ZON
Optimus
Telecommunication sector
Impacts
Fusão de empresas

Acesso

Acesso livre

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