Teses e dissertações

Mestrado
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Título

O papel dos media na estratégia de divulgação dos grupos de teatro do concelho de Lisboa e de Vila Franca de Xira

Autor
Duarte, Luís Filipe Gonçalves
Resumo
pt
O setor da comunicação enquadrado numa organização teatral é um sector fulcral na relação entre produtor e receção da obra pelo público. As estratégias de divulgação são, portanto, essenciais para o êxito ou não de um trabalho artístico. E é nesse campo que surgem os media. Desde o seu aparecimento, que os Meios de Comunicação trouxeram um leque diversificado de ferramentas que acabaram por revolucionar a forma como a sociedade e as indústrias culturais veem o mundo e principalmente a forma como vivem nele. É neste contexto que surge o jornalismo cultural, cuja função é informar a sociedade sobre a realidade artística e cultural de determinado país. Contudo, a lógica de mercado que a imprensa escrita vive, obriga à redução de espaço e custos o que leva os jornalistas a uma cuidadosa seleção dos grupos ou espetáculos a divulgar. Nesta dissertação o principal objetivo prende-se em apurar qual o papel dos media, nomeadamente a imprensa escrita e a internet, na estratégia de divulgação por parte dos grupos de teatro e perceber também qual a relação que existe entre os grupos e meios de comunicação, tendo em conta a perceção de ambos os lados. A metodologia deste estudo é composta por análise de conteúdo e por entrevistas a jornalistas e responsáveis pela comunicação dos grupos de teatro. A análise conclui que existem disparidades no tratamento dado pela imprensa escrita entre grupos e concelhos e confirma que atualmente os new media são fundamentais na estratégia de divulgação dos grupos de teatro.
en
The communication sector framed in a theatrical organization is a key sector in the relationship between producer and reception of the work by the public. Dissemination strategies are therefore essential for the success or not of an artistic work. And it is in this field that media arise. Since its emergence, the Media brought a diverse array of tools that eventually revolutionize the way society and the cultural industries see the world and especially the way they live it. In this context emerges cultural journalism, whose function is to inform society about the artistic and cultural reality of a country. However, the market logic that the press lives requires the space reduction and cost which leads journalists to a careful selection of groups or spectacles to disclose. In this thesis the main objective concerns in determining the role of the media, particularly the print media and the internet in the dissemination strategy by the theater groups and also understand the relationship between groups and media, taking into account the perception of both sides. The methodology of this study consists on content analysis and interviews with journalists and the responsible of communication in theater groups. The analysis concludes that there are disparities in treatment by the press and among groups and municipalities currently confirms that the new media are crucial in the dissemination of theater groups strategy

Data

11-jun-2015

Palavras-chave

Media
Lisbon
Lisboa
Internet
Teatro
Theatre
Imprensa escrita
Vila Franca de Xira
Estratégias de divulgação
Written press
Dissemination strategies

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo