Teses e dissertações

Mestrado
Gestão Aplicada
Título

Plano de negócios: Bound

Autor
Moreira, Beatriz Cardoso
Resumo
pt
O presente projeto foi concebido sob a forma de Plano de Negócios com o objetivo de criar um projeto inovador em Portugal – Bound – um espaço dedicado à saúde e bem-estar, dirigido ao sexo feminino onde todos os serviços serão destinados a este segmento do mercado. A sua missão visa promover saúde, bem-estar e desenvolvimento pessoal do seu público-alvo – mulheres – através da adoção de hábitos saudáveis. Para este projeto foi realizado um estudo de mercado através da elaboração de um questionário, uma análise interna e externa. Na análise externa macroeconómica utilizou-se a PEST, na microeconómica as 5 forças de Porter e na análise competitiva a SWOT. Foi também realizado um estudo da concorrência direta e indireta. O plano de negócios contempla a descrição de todas as políticas de implementação e estratégias a serem adotadas para incitar o sucesso do projeto. O planeamento do projeto prevê o início de desenvolvimento de atividade da empresa em Março de 2023. O modelo financeiro do projeto é assente no uso de fundos próprios que irá complementar com financiamento bancário – Linha MicroInvest. Considerou-se um investimento inicial de 8060€. O projeto produzirá resultados líquidos negativos no primeiro ano de atividade. No segundo ano e atendendo às expectativas económicas estabelecida, o acréscimo de atividade reflete-se em resultados positivos. Os indicadores económicos, os económico-financeiros e os financeiros demonstram baixo risco do negócio. A avaliação do projeto demonstra que este é viável tanto na perspetiva do projeto como do investidor.
en
This project was conceived as a Business Plan with the goal of creating an innovative project in Portugal - Bound - a space dedicated to health and wellness, aimed at the female sex where all services will be aimed at this market segment. Its mission is to promote health, well-being, and personal development of its target audience - women - through the adoption of healthy habits. For this project a market study was developed through the elaboration of a questionnaire. The macroeconomic external analysis was done using PEST, the microeconomic analysis was based on Porter's five forces, and the competitive analysis used SWOT. A study of the direct and indirect competition was also performed. The business plan includes the description of all the implementation policies and strategies to be adopted to incite the success of the project. The project planning foresees the beginning of the company's activity development in March 2023. The project's financial model is based on the use of own funds that will be complemented with bank financing - MicroInvest line. An initial investment of 8060€ was considered. The project will produce negative net results in the first year of activity. In the second year of activity and given the economic expectations established, the increase in activity is reflected in positive results. The economic, economic-financial and financial indicators show low business risk. The evaluation of the project shows that it is viable both from the perspective of the project and the investor.

Palavras-chave

Mulher
Woman
Cuidados de saúde -- Health care
Bem-estar -- Well-being
Plano de negócio -- Business plan
Empreendedorismo -- Entrepreneurship

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo