Título
Food for wine lovers: a restaurant repositiong
Autor
Batista, Adelaide Marques Portela
Resumo
pt
A presente tese de mestrado é um projeto-empresa em cooperação com o Clara Chiado, um
restaurante, wine bar e loja gourmet destinado à classe média-alta, localizado no coração de
Lisboa cujas receitas mensais diminuíram consideravelmente ao longo dos dois primeiros
anos de negócio.
Depois de identificado o problema, foi analisada toda a envolvente macro-económica externa,
o sector, a concorrência e o consumidor de forma a identificar as oportunidades existentes.
Foi igualmente feita uma exaustiva análise interna, que permitiu a identificação da principais
lacunas do restaurante, e uma revisão de literatura, que permitiu a extração de importantes
conclusões.
Apesar da atual crise económica, o consumidor-tipo do restaurante manteve o seu poder de
compra e o gosto pelas refeições fora de casa pelo que o problema não estava relacionado
com os preços praticados mas sim com a falta de diferenciação e os fracos benefícios
percebidos pelo cliente.
A solução encontrada para aumentar o valor e a notoriedade da marca, reconquistando um
maior número de clientes e valor médio de compra foi um reposicionamento do conceito.
Assim, foi elaborada toda a componente estratégica associada ao reposicionamento e proposta
uma adaptação operacional do Marketing Mix dos Serviços, maioritariamente focada na área
do produto, serviço e comunicação externa/interna.
O reposicionamento resultou no desenvolvimento de um conceito assente na experiência
associado a um produto inovador para um target exigente. A proposta vem reforçar as
principais forças encontradas e criar novas vantagens competitivas, sem esquecer a
concorrência e as limitações monetárias inerentes a qualquer pequena empresa.
en
The present master thesis is a company project made with the cooperation of Clara Chiado, a
middle-up class restaurant, wine bar and gourmet store located in Lisbon, which monthly
revenues have been decreasing during the first two years of the business.
After identifying the problem, it was analysed the macroeconomics environment, the sector,
main competitors and consumers to detect the major trends and opportunities. It was also
made an exhaustive internal analysis, where the main gaps creating the problem were
identified, and also a literature review that allowed extracting important conclusions
Despite the current economic crisis, Clara Chiado target kept its buying power and the
pleasure of dinning out, thus, the restaurant problem was not correlated with its price policy
but with the lack of differentiation and low benefits perceived by the clients.
The solution found to increase the brand awareness and equity and conquer a bigger number
of clients and higher average purchases was the concept repositioning.
Thus, it was made the whole strategic component associated to the repositioning and
proposed a correspondent operational adaptation to the Services Marketing-Mix, mainly
focused on the product, service and on the external and internal communication.
The repositioning resulted in the development of an experiential concept associated to an
innovative product focused on the demands of an exigent target. The proposal reinforces the
major strengths found and creates new competitive advantages, without forgetting the
competitors’ positioning and the monetary limitations typical of any small enterprise.