Teses e dissertações

Doutoramento
Ciências da Comunicação
Título

A mediatização da política nos telejornais: As eleições primárias no Partido Socialista português

Autor
Agostinho, José Eduardo Monteiro
Resumo
pt
Esta tese visa estudar a mediatização política das primeiras eleições primárias abertas no Partido Socialista português, nos telejornais das 20:00, da RTP1, SIC e TVI, em que a liderança política foi disputada, pela primeira vez, durante um mandato político em curso. A mediatização (Stromback, 2008) da política partidária é uma realidade dos dias de hoje e, em particular, a televisão continua a ser um agente importante na formação das perceções políticas dos cidadãos. O comentário político nos telejornais e a participação dos políticos em programas de televisão também se tornaram uma quase obrigatoriedade em todos os canais de televisão portugueses. A nossa investigação de estudo de caso assenta em três vetores essenciais: a mediatização do enquadramento dado ao ator individual (uma impressão positiva/afirmativa, negativa/crítica ou equilibrada/neutra de um ator político específico): a mediatização das dimensões não-direcionais (nível de tonalidade negativa e o nível de visão pessimista) e as dimensões direcionais da negatividade noticiosa (o conflito, o confronto e o nível de incapacidade e má conduta). Analisámos os telejornais das 20:00, durante quase quatro meses, dos canais televisivos RTP, SIC e TVI, emitidos em sinal aberto, utilizando uma metodologia mista (Creswell, 2014). Com esta abordagem investigativa, pretendemos compreender o papel da mediatização (Stromback, 2008) da política partidária socialista e do comentário político nos telejornais, nas primeiras e únicas eleições primárias abertas, na definição de enquadramentos discursivos (Entman, 1993) que servem como guias de orientação para a formação de opinião dos públicos.
en
This thesis aims to study the political mediatization of the first open primary elections in the Portuguese Socialist Party, in the 8:00 PM news on RTP1, SIC and TVI, in which the political leadership was disputed, for the first time, during an ongoing political mandate. The mediatization (Stromback, 2008) of party politics is currently a reality and television, in particular, remains the main agent in shaping citizens’ political perceptions. Political commentary in the news and politicians’ participation in television programs have also become an almost compulsory feature in all Portuguese television channels. Our case study research is based on three essential vectors: the mediatisation of frames given to the individual actor (a positive/affirmative, negative/critical or balanced/neutral impression of a specific political actor); the mediatisation of non-directional dimensions (levels of negative tone and pessimistic view); and the directional dimensions of news negativity (conflict, confrontation and levels of incapacity and misconduct). We analysed the 8:00 P.M. news, over almost four months, of the television channels RTP, SIC and TVI, broadcast in open signal, using mixed methods (Creswell, 2014). With this investigative approach, we intend to understand how the mediatization of Socialist party politics (Stromback, 2008) and TV news political commentary, in the first and only open primary elections, contributed to define the discursive frames (Entman, 1993) that serve as guides for the formation of opinion on the part of publics.

Data

22-jun-2023

Palavras-chave

Politização
Mediatização
Mediatization
Candidatos
Politicization
Candidates
Eleições primárias PS
Comentadores políticos
Negatividade
PS primary elections
Political commentators
Negativity

Acesso

Acesso livre

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