Título
Desenvolvimento e implementação de um balanced scorecard considerando dimensões descritivas, preditivas e prescritivas: Estudo de caso com vista à aplicação numa empresa do setor das energias renováveis
Autor
Santos, André Ricardo Landeiro dos
Resumo
pt
Com o mundo em constante mudança, a evolução tecnológica, exige cada vez mais às empresas a
necessidade de procurarem ferramentas que as tornem mais competitivas e mais consistentes, sob
pena de caírem na monotonia empresarial e desta forma perderem competitividade, que, nos dias de
hoje, é um fator crucial no sucesso ou insucesso das empresas. Neste sentido, o paradigma atual das
organizações torna fundamental a existência e inserção de uma gestão estratégica bem delineada e
com objetivos muito bem definidos.
As empresas precisam de ferramentas que as tornem mais competitivas, para acompanharem a
constante evolução. Assim torna-se necessário que órgãos de topo, tenham informação rápida,
sucinta, objetiva e fidedigna que permita à gestão tomar as melhores decisões em tempo útil.
O Balanced Scorecard é uma excelente ferramenta, neste âmbito, porque permite o alinhamento
entre o planeamento estratégico e as atividades operacionais da empresa, por meio de formulação de
objetivos financeiros e não financeiros, iniciativas, indicadores, e metas para as quatro perspetivas que
compõem o sistema (financeira, clientes, processos internos e recursos), Jordan et al. (2015). Neste
sentido, é importante adotar as metodologias de Business Analytics, que possibilitam análises
descritivas, preditivas e prescritivas, Evans & Lindner (2012).
Neste âmbito, com o desenvolvimento deste projeto, pretende-se desenvolver e implementar um
Balanced Scorecard a partir de dimensões descritivas, preditivas e prescritivas numa empresa ligada
ao setor das energias renováveis, sendo esta empresa, uma empresa recente com apenas um ano de
atividade e que está ainda a construir uma base sólida e pilares que permitam à estrutura
organizacional estar um passo à frente da forte concorrência. Desta forma, foram definidos e
clarificados os pilares do BSC (missão, visão e valores), assim como a estratégia da organização.
Segundo Kaplan & Norton (2000), a coerente utilização do BSC, bem como a sua implementação,
pretende a melhoria do desempenho da organização e o alinhamento estratégico dos objetivos, de
modo a clarificar a visão e as suas implicações estratégicas e operacionais, sendo que os indicadores e
as metas, a atingir para cada umas das perspetivas, devem ter em conta as relações de causa-efeito
entre elas.
Os resultados são importantes e sugerem ainda que a implementação do BSC deve ser
acompanhada por outros sistemas de controlo e avaliação das atividades da empresa, nomeadamente
um sistema de Business Analytics que permita tirar conclusões segundo várias perspetivas para o
sucesso da organização.
en
With the world in constant change, with technological evolution, it becomes necessary for companies
to look for tools that make them more competitive and consistent, otherwise business can fall in
monotony and losing competitiveness, which, nowadays, it is a crucial factor in the success or failure
of companies. The current paradigm of organizations becomes essential to the existence and insertion
of a well-designed strategic management and with clear objectives.
The companies need tools that make them more competitive, to follow the constant evolution. As
well, it becomes necessary for top management positions to have quick, succinct, objective and,
reliable management information that allows management to make the best decisions in a timely
manner.
The Balanced Scorecard allows the alignment between the company's strategic planning and
operational activities, through the formulation of financial and non-financial objectives, initiatives,
indicators, and goals for the four perspectives that make up the system (financial, customers, internal
processes and resources), Jordan et al. (2015). It´s important to adopt Business Analytics
methodologies, which allows descriptive, predictive and prescriptive analysis, Evans & Lindner (2012).
Under the scope of this project, it is intended to implement a Balanced Scorecard from descriptive,
predictive and prescriptive dimensions in a company linked to the renewable energy sector. This
company is operating in this market for only one year and aims to build a solid base and pillars that
allow the organizational structure to be one step ahead of a highly competitive market. In this way,
the pillars of the BSC (mission, vision and values) were defined and clarified, as well as the
organization's strategy.
According to Kaplan & Norton (2000), the consistent use of the BSC and implementation, aims to
improve the organization's performance and strategic alignment with its objectives, to obtain a clear
understanding of the vision and its strategic and operational implications. This permits to achieve
indicators and targets for each of the perspectives take into consideration the cause-effect
relationships between them.
Besides the results relevance, we also suggest that the implementation of the BSC must be
accompanied by other control and evaluation systems of the company's activities, namely a Business
Analytcs system that allows to take conclusions according to several perspectives for the organization's
success.