Título
Internacionalização da INLIFE nos mercados de Amesterdão e Luxemburgo
Autor
Antão, Miguel Ventura
Resumo
pt
A internacionalização continua a assumir uma importância crescente nas organizações,
constituindo um fenómeno estudado e utilizado com muita frequência no contexto
empresarial, sobretudo nas últimas décadas em que o mundo assiste a uma crescente
globalização e aumento de partilha de informação entre os agentes económicos.
A par da internacionalização, a transformação digital apresenta-se também com um
inequívoco impacto atual na estratégia das empresas. Mais concretamente, as Plataformas
Digitais estão a revolucionar a forma como as empresas realizam os seus negócios a nível
internacional, atuando como uma alavanca para que as mesmas se expandam mais
rapidamente.
Contudo, e apesar do interesse dos investigadores nos temas das Plataformas Digitais
e da Internacionalização ser cada vez maior, a relação entre os dois fenómenos não tem
sido estudada de forma aprofundada e, sobretudo, ilustrada com exemplos concretos.
Pelo que, o presente Projeto de Empresa, para além de constituir um projeto concreto
de expansão (para as cidades de Amesterdão e Luxemburgo) do processo de
internacionalização já iniciado pela Empresa In Housing Life LDA - Marca INLIFE, tem
também por fim colmatar a escassez de análise e informação da relação existente entre
Internacionalização e Plataformas Digitais, através de um exemplo concreto de
internacionalização numa área substancialmente carente de soluções e respostas seguras,
como é a procura de uma habitação adequada para todos os estudantes e profissionais que
se deslocam para a Europa para estudar ou trabalhar.
en
Internationalisation continues to be increasingly important in companies and is a
phenomenon that has been studied and used very frequently in business context,
especially in the last decades, as the world witnesses growing globalisation and increased
information sharing between economic agents.
Alongside internationalisation, digital transformation also has a clear impact on
companies’ strategies today. To be more specific, Digital Platforms are revolutionising
the way companies do business internationally, acting as a lever for them to expand even
quicker.
However, although researchers are becoming more interested in the topics of Digital
Platforms and Internationalisation, the relationship between the two phenomena has not
been studied in depth and, more importantly, has not been illustrated with concrete
examples.
Therefore, in addition to being an actual expansion project (for the cities of
Amsterdam and Luxembourg) of the internationalisation process already started by the
company In Housing Life LDA - Marca INLIFE, this company project also aims to
address the lack of analysis and information on the relationship between
Internationalisation and Digital Platforms, by providing a specific example of
internationalisation in a sector that is significantly lacking in safe solutions and answers,
such as the quest to find suitable housing for all the students and professionals who travel
to Europe in order to study or work.