Título
Museus e público sénior: Encontro entre as perspetivas da oferta e da procura: Estudo de caso no município de Lisboa
Autor
Fernandes, Jéssica Sofia Sá
Resumo
pt
Os museus desempenham um papel relevante na sociedade e nas comunidades onde se
inserem. De entre os seus objetivos consta o compromisso para com a democracia cultural. Os
seus públicos são cada vez mais alargados e diversificados. Neles se inserem os idosos.
Portugal, país em forte envelhecimento demográfico, tem procurado agir no âmbito do
envelhecimento ativo, fomentando a qualidade de vida dos cidadãos. A cultura e os museus
contribuem para este objetivo ao promoverem a educação ao longo da vida, a participação, a
acessibilidade, a inclusão social, a saúde e o bem-estar.
Os benefícios da relação entre museus e população sénior são diversificados e interessa
potenciá-los, pois este público está a aumentar e o seu perfil a mudar. Ainda que heterogéneo,
a tendência é a de uma pessoa idosa mais saudável, com nível de formação mais alto, maior
disponibilidade financeira e de tempo, mais informado e mais ativo socioculturalmente.
Apresenta-se um estudo de caso no município de Lisboa, com o contributo de seis museus
municipais, sete instituições ativas junto dos adultos mais velhos e dos próprios visitantes dos
museus. Recolheram-se dados primários e secundários, numa abordagem de pesquisa mista,
resultando no confronto entre as duas perspetivas – a oferta e a procura.
Os resultados apontam para uma relação benéfica a vários níveis, com tendência para
aprofundamento. Encontraram-se aspetos bem sucedidos e de alinhamento entre as partes, mas
também alguns a melhorar. O trabalho de proximidade e continuidade, as parcerias
oferta/procura, determinadas questões da comunicação e a oferta dirigida podem ser
maximizados.
en
Museums play an important role in society and in their communities. Among their objectives
there is the commitment to cultural democracy, when facing increasingly extended and diverse
publics. These include the elderly.
Portugal, a country experiencing a strong demographic ageing, has sought to act within the
scope of active ageing, promoting the quality of life of its citizens. Culture and museums
contribute to this goal by promoting lifelong education, participation, accessibility, social
inclusion, health and well-being.
The benefits of the relationship between museums and senior population are diverse and it
is interesting to assess them, since senior audiences of culture are increasing, and their profile
is changing. Despite being heterogeneous, today’s elders are healthier, have higher levels of
education, greater financial and time availability and are more aware and sociocultural active.
A case study in the municipality of Lisbon is presented, with contributions of six municipal
museums, seven institutions that are active among older adults, and museum visitors. Primary
and secondary data were collected, in a mixed methods approach, resulting in the confrontation
between the two perspectives – supply and demand.
The results indicate a beneficial relationship at different levels, which will become
increasingly stronger. Successful aspects and agreements among both parties were found, as
well as some others to improve. Proximity and continuity work, supply/demand partnerships,
certain communication issues and targeted supply can be maximized.