Teses e dissertações

Mestrado
Gestão Aplicada
Título

Relançamento comercial dos serviços da área capilar da MYFACE clinic

Autor
Cruz, Paulo Ricardo de Abreu
Resumo
pt
Este projeto foca-se no plano de relançamento comercial da área capilar da MYFACE, uma clínica premium de estética e cirurgia. O principal objetivo é propor um plano de relançamento comercial de forma a ampliar a base de clientes e reforçar a notoriedade da clínica na área capilar no mercado nacional, visto que a clínica já detém reconhecimento em outras áreas de atuação. Inicia-se com uma revisão bibliográfica, na qual são explorados os principais conceitos, técnicas e tendências associados à área dos implantes capilares. Segue-se a metodologia adotada, que envolveu um inquérito para recolher dados primários, uma análise de informação secundária, complementada com um estudo de mercado e análise competitiva, para compreender as tendências do sector e as preferências do consumidor no que respeita aos tratamentos capilares. Posteriormente foi realizada uma análise externa macro e micro, uma análise interna e de recursos, e do modelo de negócio utilizando o Business Model Canvas, para diagnóstico do mercado de implantes capilares em Portugal e da situação atual da MYFACE. Seguiu-se a análise dos dados recolhidos no estudo de mercado que abrangeu uma avaliação da prevalência de alopecia na população e da atitude dos indivíduos face a tratamentos capilares. Com base nos resultados obtidos, são propostas estratégias de implementação, que incluem a intensificação do marketing, a colaboração com influenciadores, a oferta de pacotes personalizados e a promoção de novos produtos e serviços. A conclusão aponta para o potencial significativo da MYFACE para se destacar num mercado competitivo e para se posicionar de forma sólida no segmento de implantes capilares, apesar dos desafios identificados.
en
This project focuses on the commercial relaunch plan for the hair implant area of MYFACE, a premium aesthetic and surgery clinic. The main objective is to propose a commercial relaunch plan to expand the client base and reinforce the clinic's notoriety in the hair implant area in the national market, given that the clinic already has recognition in other areas of operation. The project starts with a literature review, in which the main concepts, techniques, and trends associated with hair implants are explored. This is followed by the adopted methodology, which involved a survey to collect primary data, analysis of secondary information, complemented with a market study and competitive analysis, to understand the sector trends and consumer preferences regarding hair treatments. Subsequently, a macro and micro external analysis, an internal and resource analysis, and a business model analysis using the Business Model Canvas, were conducted for diagnosing the hair implant market in Portugal and the current situation of MYFACE. This is followed by the analysis of the data collected in the market study, which covered an assessment of the prevalence of alopecia in the population and the attitudes of individuals towards hair treatments. Based on the results obtained, implementation strategies are proposed, which include intensifying marketing, partnering with influencers, offering customized packages, and promoting new products and services. The conclusion points to the significant potential of MYFACE to stand out in a competitive market and to solidly position itself in the hair implant segment, despite the identified challenges.

Data

27-nov-2023

Palavras-chave

Marketing
Business strategy
Estratégia de negócio
Influenciadores
Influencers
Implantes capilares
Tratamentos capilares
Hair implants
Hair treatments

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo