Título
Relançamento comercial dos serviços da área capilar da MYFACE clinic
Autor
Cruz, Paulo Ricardo de Abreu
Resumo
pt
Este projeto foca-se no plano de relançamento comercial da área capilar da
MYFACE, uma clínica premium de estética e cirurgia. O principal objetivo é propor um
plano de relançamento comercial de forma a ampliar a base de clientes e reforçar a
notoriedade da clínica na área capilar no mercado nacional, visto que a clínica já detém
reconhecimento em outras áreas de atuação. Inicia-se com uma revisão bibliográfica,
na qual são explorados os principais conceitos, técnicas e tendências associados à área
dos implantes capilares. Segue-se a metodologia adotada, que envolveu um inquérito
para recolher dados primários, uma análise de informação secundária, complementada
com um estudo de mercado e análise competitiva, para compreender as tendências do
sector e as preferências do consumidor no que respeita aos tratamentos capilares.
Posteriormente foi realizada uma análise externa macro e micro, uma análise interna e
de recursos, e do modelo de negócio utilizando o Business Model Canvas, para
diagnóstico do mercado de implantes capilares em Portugal e da situação atual da
MYFACE. Seguiu-se a análise dos dados recolhidos no estudo de mercado que
abrangeu uma avaliação da prevalência de alopecia na população e da atitude dos
indivíduos face a tratamentos capilares. Com base nos resultados obtidos, são
propostas estratégias de implementação, que incluem a intensificação do marketing, a
colaboração com influenciadores, a oferta de pacotes personalizados e a promoção de
novos produtos e serviços. A conclusão aponta para o potencial significativo da MYFACE
para se destacar num mercado competitivo e para se posicionar de forma sólida no
segmento de implantes capilares, apesar dos desafios identificados.
en
This project focuses on the commercial relaunch plan for the hair implant area of
MYFACE, a premium aesthetic and surgery clinic. The main objective is to propose a
commercial relaunch plan to expand the client base and reinforce the clinic's notoriety in
the hair implant area in the national market, given that the clinic already has recognition
in other areas of operation. The project starts with a literature review, in which the main
concepts, techniques, and trends associated with hair implants are explored. This is
followed by the adopted methodology, which involved a survey to collect primary data,
analysis of secondary information, complemented with a market study and competitive
analysis, to understand the sector trends and consumer preferences regarding hair
treatments. Subsequently, a macro and micro external analysis, an internal and resource
analysis, and a business model analysis using the Business Model Canvas, were
conducted for diagnosing the hair implant market in Portugal and the current situation of
MYFACE. This is followed by the analysis of the data collected in the market study, which
covered an assessment of the prevalence of alopecia in the population and the attitudes
of individuals towards hair treatments. Based on the results obtained, implementation
strategies are proposed, which include intensifying marketing, partnering with
influencers, offering customized packages, and promoting new products and services.
The conclusion points to the significant potential of MYFACE to stand out in a competitive
market and to solidly position itself in the hair implant segment, despite the identified
challenges.