Título
Conceção de um Balanced Scorecard numa organização sem fins lucrativos: Estudo de caso na Associação CASA
Autor
Santos, Margarida
Resumo
pt
O controlo de gestão faz, cada vez mais, parte da realidade das organizações e desde a sua
origem, são vários os autores que têm apresentado diferentes terminologias bem como
instrumentos que permitam garantir a eficácia e eficiência da gestão de uma organização.
Dos instrumentos que surgiram ao longo dos anos, o Balanced Scorecard foi o que ganhou
mais notabilidade pela sua capacidade de comunicação e alinhamento estratégico. Inicialmente,
o seu foco era o setor privado. No entanto, o sucesso proporcionado por esta ferramenta levou
a que organizações do terceiro setor o adotassem. Assim, o presente estudo surge com o intuito
de conceber um Balanced Scorecard para uma organização sem fins lucrativos, mais
especificamente a associação CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo. A metodologia
utilizada foi o método de estudo de caso tendo recorrido a uma estratégica qualitativa. A
associação em causa tem como objetivo auxiliar aqueles que se encontram em situação de semabrigo,
que integram famílias em risco ou carenciadas, através de ações de solidariedade social.
Iniciou-se o presente estudo com um enquadramento teórico. De seguida é feita uma
apresentação da organização para proceder à conceção do Balanced Scorecard através da
definição da missão, da adaptação das perspetivas tradicionais e da definição dos objetivos.
Para finalizar, foi elaborado o mapa estratégico e delineadas sete iniciativas estratégicas. No
fim deste estudo esperam-se benefícios a nível do processo de gestão do CASA, nomeadamente
a sistematização da informação, facilitando a tomada de decisão e consequentemente a
comunicação a todos os níveis hierárquicos.
en
Management control is increasingly becoming a reality for organizations, and since its origin,
several authors have presented different terminologies as well as tools to ensure the
effectiveness and efficiency of organizational management.
Among the various instruments that have emerged over the years, the Balanced Scorecard
has gained notable recognition for its communication and strategic alignment capabilities.
Initially, its focus was on the private sector. However, the success of this tool led third-sector
organizations to adopt it. Therefore, this study aims to develop a Balanced Scorecard for a nonprofit
organization, specifically the CASA - Homeless Support Center Association. The
methodology used was a case study approach with a qualitative strategy. The association in
question aims to assist those who are homeless, at-risk families, or in need through social
solidarity actions.
The study began with a theoretical framework and was followed by an introduction to the
organization, leading to the development of the Balanced Scorecard through the definition of
the mission, adaptation of traditional perspectives, and setting objectives. Finally, a strategic
map was created, and seven strategic initiatives were outlined. At the end of this study, benefits
are expected in terms of CASA's management process, particularly in the systematization of
information, facilitating decision-making, and consequently enhancing communication at all
hierarchical levels.