Teses e dissertações

Mestrado
Contabilidade
Título

Conceção de um Balanced Scorecard numa organização sem fins lucrativos: Estudo de caso na Associação CASA

Autor
Santos, Margarida
Resumo
pt
O controlo de gestão faz, cada vez mais, parte da realidade das organizações e desde a sua origem, são vários os autores que têm apresentado diferentes terminologias bem como instrumentos que permitam garantir a eficácia e eficiência da gestão de uma organização. Dos instrumentos que surgiram ao longo dos anos, o Balanced Scorecard foi o que ganhou mais notabilidade pela sua capacidade de comunicação e alinhamento estratégico. Inicialmente, o seu foco era o setor privado. No entanto, o sucesso proporcionado por esta ferramenta levou a que organizações do terceiro setor o adotassem. Assim, o presente estudo surge com o intuito de conceber um Balanced Scorecard para uma organização sem fins lucrativos, mais especificamente a associação CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo. A metodologia utilizada foi o método de estudo de caso tendo recorrido a uma estratégica qualitativa. A associação em causa tem como objetivo auxiliar aqueles que se encontram em situação de semabrigo, que integram famílias em risco ou carenciadas, através de ações de solidariedade social. Iniciou-se o presente estudo com um enquadramento teórico. De seguida é feita uma apresentação da organização para proceder à conceção do Balanced Scorecard através da definição da missão, da adaptação das perspetivas tradicionais e da definição dos objetivos. Para finalizar, foi elaborado o mapa estratégico e delineadas sete iniciativas estratégicas. No fim deste estudo esperam-se benefícios a nível do processo de gestão do CASA, nomeadamente a sistematização da informação, facilitando a tomada de decisão e consequentemente a comunicação a todos os níveis hierárquicos.
en
Management control is increasingly becoming a reality for organizations, and since its origin, several authors have presented different terminologies as well as tools to ensure the effectiveness and efficiency of organizational management. Among the various instruments that have emerged over the years, the Balanced Scorecard has gained notable recognition for its communication and strategic alignment capabilities. Initially, its focus was on the private sector. However, the success of this tool led third-sector organizations to adopt it. Therefore, this study aims to develop a Balanced Scorecard for a nonprofit organization, specifically the CASA - Homeless Support Center Association. The methodology used was a case study approach with a qualitative strategy. The association in question aims to assist those who are homeless, at-risk families, or in need through social solidarity actions. The study began with a theoretical framework and was followed by an introduction to the organization, leading to the development of the Balanced Scorecard through the definition of the mission, adaptation of traditional perspectives, and setting objectives. Finally, a strategic map was created, and seven strategic initiatives were outlined. At the end of this study, benefits are expected in terms of CASA's management process, particularly in the systematization of information, facilitating decision-making, and consequently enhancing communication at all hierarchical levels.

Palavras-chave

Controlo de gestão -- Management control
Balanced Scorecard --
Organização sem fins lucrativos -- Non profit organization

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

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