Teses e dissertações

Mestrado
Administração Escolar
Título

Regular os conflitos na escola para um melhor desempenho

Autor
Paulo de la Cerda, Cristina Isabel
Resumo
pt
Com o presente projeto identificam-se as principais situações geradoras de conflitos, e os grupos envolvidos, numa escola do concelho de Almada. Perspetivam-se ações para gerir estes conflitos de forma articulada e comprometida, com a intenção de as fazer constar nos objetivos do projeto de intervenção do Diretor e no Projeto Educativo do agrupamento (PEA). Os resultados obtidos em entrevistas e consulta dos documentos estruturantes do agrupamento foram tratados e discutidos no sentido de compreender as principais situações potenciadoras de conflito e os grupos onde se manifestam. O conflito tem de ser entendido como inevitável, mas potenciador de processos de ensino e de aprendizagem, por forma a não interferir negativamente no desempenho dos alunos. Uma das respostas que esta escola pode dar a estas questões do conflito é a utilização da mediação em contexto escolar. Concluiu-se que o conflito existe, fundamentalmente entre profissionais, docentes e não docentes e um conflito de baixo nível entre alunos, sendo que esta escola não apresenta mecanismos estruturados para a sua minimização e regulação. Tem dado resposta aos conflitos entre alunos, entre alunos-professores e entre encarregado de educação-professores, servindo-se essencialmente do suporte legal constante no Estatuto do Aluno e do Regulamento Interno, bem como da intervenção das estruturas intermédias, como os coordenadores de ciclo, diretores de turma e da Direção. Sugerem-se ações de mudança de prevenção, mediação, formação de docentes e não docentes, um gabinete de mediação, elaboração do código de conduta do agrupamento de escolas, ações de integração e interação dos diferentes grupos e indivíduos.
en
With this project, the main situations that generate conflicts, and the groups involved, are identified in a school in the municipality of Almada. Actions are envisaged to manage these conflicts in an articulated and committed way, with the intention of making them appear in the objectives of the Director's intervention project and in the group's Educational Project (PEA). The results obtained in interviews and consultation of the group's structuring documents were treated and discussed in order to understand the main situations that trigger conflict and the groups in which they manifest themselves. Conflict must be understood as inevitable, enabler of teaching and learning processes so as not to negatively interfere with student performance. One of the answers that this school can give to these conflict issues is the use of mediation in a school context. It was concluded that conflict exists, fundamentally between professionals, teachers and non-teachers, and a low-level conflict between students, and this school does not have structured mechanisms for its minimization and regulation. It has responded to conflicts between students, between student-teachers and between those in charge of education and teachers, essentially using the legal support contained in the Student Statute and Internal Regulations, as well as the intervention of intermediate structures, such as cycle coordinators, class directors and the Board. Actions to change prevention, mediation, training of teachers and non-teachers, a mediation office, development of the code of conduct for the group of schools, integration and interaction actions of different groups and individuals are suggested.

Data

07-dez-2023

Palavras-chave

Contexto escolar
School context
Gestão de conflitos
mediação
mediation
Conflict management

Acesso

Acesso livre

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