Título
Planos de Intervenção Individuais: A participação de jovens em acolhimento residencial no processo de tomada de decisão
Autor
Marques, Ana Rita Fonseca
Resumo
pt
A presente investigação intitulada «Planos de Intervenção Individuais: A Participação de jovens em Acolhimento Residencial no processo de Tomada de Decisão», procura refletir sobre o envolvimento de jovens em Acolhimento Residencial nos seus Planos de Intervenção Individuais, analisando a participação no processo de tomada de decisão. Desenvolve uma análise acerca do papel dos técnicos na definição de estratégias que sustentem o envolvimento de jovens nos seus Planos de Intervenção Individuais e reflete sobre a participação dos jovens no processo de tomada de decisão relativamente aos Planos de Intervenção Individuais, identificando teorias e modelos participativos existentes que promovem a participação das crianças/jovens nas tomadas de decisão. São consideradas no presente estudo quatro dimensões do conceito de Participação de Jovens em Acolhimento Residencial, sendo elas: Participação enquanto valor ético; Participação nas decisões individuais; Participação na gestão da vida quotidiana e Participação na comunidade e na tomada de decisões mais amplas. Ao nível da metodologia, predomina a análise qualitativa de incidência indutiva, centrada nos profissionais
que intervém com o processo de Acolhimento Residencial. Como técnicas de recolha de dados,
foram realizadas entrevistas a profissionais de uma Casa de Acolhimento Residencial, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Apesar de algumas dificuldades, foi possível dar resposta aos objetivos iniciais, explorando o conceito de Participação, nas suas várias dimensões. Como principais resultados e conclusões, importa destacar o papel crucial dos profissionais na implementação de estratégias que visem a participação ativa dos jovens, nas várias questões que afetam as suas vidas.
en
The present research, titled «Individual Intervention Plans: The Participation of Youth in Residential Care in the Decision-Making Process», aims to reflect on the involvement of young people in Residential Care in their Individual Intervention Plans, analysing their participation in the decision-making process. It conducts an analysis of the role of professionals in defining strategies that support the engagement of young people in their Individual Intervention Plans and reflects on the participation of young people in the decision-making process regarding these plans, identifying existing participatory theories and models that promote the involvement of children/youth in decision-making. The study considers four dimensions of the concept of Youth Participation in Residential Care: Participation as an ethical value; Participation in individual decisions; Participation in the management of daily life; and Participation in the community and broader decision-making. In terms of methodology, the research predominantly employs qualitative analysis with inductive incidence, focusing on the professionals involved in the Residential Care process. Data collection techniques involved conducting interviews with four professionals from a Residential Care facility of the Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Despite some challenges, the initial objectives were addressed, exploring the concept of participation across its various dimensions. As the main results and conclusions, it is crucial to highlight the pivotal role of professionals in implementing strategies aimed at active youth participation in various aspects affecting their lives.