Título
The impact of foreign-led aid in the education system of Guinea-Bissau
Autor
Reis, Eliana
Resumo
pt
A Guiné-Bissau é um país que tem vindo a ter dificuldades nos seus vários sectores
governamentais dos quais alguns atores internacionais têm dirigido a sua ajuda financeira,
nomeadamente o país tem uma taxa de matrícula relativamente baixa no ensino primário e
uma taxa alta de abandono escolar. O sistema educativo recebeu assistência financeira de
várias organizações internacionais e países doadores. Com ênfase no aumento do acesso
ao ensino primário, melhor a qualidade da educação, e combater a elevada taxa de
abandono escolar. O impacto da ajuda externa na educação na Guiné-Bissau é um tema de
muito debate entre estudiosos e formuladores de políticas.
Este trabalho partiu de uma pesquisa dos seguintes temas; em geral, a ajuda financeira e
como evoluiu ao longo do tempo; os principais desafios e obstáculos a serem enfrentados
no que diz respeito ao sistema educacional da Guiné-Bissau; o apoio financeiro que lhe foi
atribuído; e, finalmente, os efeitos consequentes sobre o apoio especificamente na
educação. Dadas as especificidades e os fatores espácio-temporais, este estudo foi
elaborado seguindo o método qualitativo. A fim de examinar criticamente o papel e o
impacto da ajuda externa nos países beneficiários. Analisa as complexidades e nuances da
ajuda externa, explorando seus potenciais benefícios, desafios e consequências não
intencionais. Ao realizar uma análise aprofundada da literatura, estudos de caso e
evidências empíricas, esta dissertação visa fornecer uma compreensão abrangente da
natureza multifacetada da ajuda externa.
en
Guinea-Bissau is a country that has been having difficulties in its various governmental
sectors of which some international actors have directed its financial Aid. This external
support has stimulated an increasing access to primary Education, improving the quality of
Education, and combating the high school dropout rate. The impact of foreign Aid on
Education in Guinea-Bissau is a subject of much debate among scholars and policymakers.
This work studies the impact of these supports on the educational system of Guinea-Bissau
over the years. It started from research of the following topics: the concept of financial Aid
and how it evolved; the main challenges and obstacles to be faced about the educational
system of Guinea-Bissau; the financial support that has been allocated to it. And finally,
the consequent affects on support, more specifically in Education. Given the specificities
and spatiotemporal factors, this work elaborated following the qualitative method. As this
research seeks to analyse the complexities and nuances of foreign Aid, exploring its
potential benefits, challenges and unintended consequences. By conducting an in-depth
analysis of the literature, case studies, and empirical evidence, this dissertation aims to
comprehensively understand the multifaceted nature of foreign Aid in the Education
system of Guinea-Bissau.