Título
Decolonisation of knowledge: Exploring the decolonisation of development cooperation evaluation
Autor
Coelho, Ana Rita
Resumo
pt
Esta dissertação pretende clarificar se as dinâmicas coloniais da produção de conhecimento se
estendem à avaliação da cooperação para o desenvolvimento, nomeadamente às avaliações de
projetos e programas de desenvolvimento, partindo da discussão generalizada da relação entre
produção de conhecimento e colonização na literatura científica, bem como da ligação
estabelecida entre estudos de desenvolvimento e colonização. Além disso, a dissertação
apresentará exemplos de metodologias e técnicas para auxiliar o processo de descolonização na
esfera da avaliação, visando uma compreensão ativa do que liga a colonização à avaliação da
cooperação para o desenvolvimento e como pode ser desvinculada.
O Capítulo 1 desta tese delineia o enquadramento teórico, onde os conceitos de
colonização e descolonização entram em jogo na esfera da produção de conhecimento.
Posteriormente, o Capítulo 2 explora a colonização presente no domínio da cooperação para o
desenvolvimento, especificamente na avaliação da cooperação para o desenvolvimento. O
Capítulo 3 detalhará como a descolonização pode ser alcançada na avaliação da cooperação
para o desenvolvimento. A dissertação conclui que, apesar dos traços historicamente coloniais
da área da cooperação para o desenvolvimento, é imperativo implementar metodologias e
estratégias de descolonização através da avaliação da cooperação para o desenvolvimento. A
adoção de metodologias e estratégias de avaliação descoloniais deve desafiar as dinâmicas de
poder existentes no campo, sendo essencial para garantir um processo de avaliação justo e
equitativo, que possa melhorar a cooperação para o desenvolvimento no seu todo.
en
This thesis aims to clarify whether the colonial dynamics of knowledge production extend to
development cooperation evaluation, namely development project and programme evaluations,
by building upon the widely discussed relation of knowledge production to colonisation in the
scientific literature, as well as the established connection of development studies and
colonisation. Furthermore, the thesis will present examples of methodologies and techniques to
assist the decolonisation process in the evaluation sphere, aiming an active understanding of
what links colonisation to development cooperation evaluation and how it can be delinked.
Chapter 1 of this thesis delineates the theoretical framework, where the concepts of
colonisation and decolonisation come to play in the knowledge production sphere.
Subsequently, Chapter 2 will explore the colonisation present in the field of development
cooperation, specifically in development cooperation evaluation. Chapter 3 will detail how
decolonisation may be achieved in the development cooperation evaluation. The dissertation
concludes that, despite the historically colonial undertones of the development cooperation
field, it is imperative to implement decolonisation methodologies and strategies through
development cooperation evaluation. The adoption of decolonial evaluation methodologies and
strategies should challenge the existing power dynamics within the field, being essential to
ensure a just and equitable evaluation process, that can improve the development cooperation
altogether.