Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Novos Media
Título

As redes sociais online e os meios de comunicação tradicional: A influência do TikTok nas tabelas de música da rádio Mega Hits

Autor
Oliveira, Liliana Isabel Mendes
Resumo
pt
O desenvolvimento das redes sociais online (RSO) revolucionou a forma como as comunidades interagem e como o marketing é conduzido, abrindo portas para a colaboração, a partilha de conhecimento e o envolvimento direto com o público-alvo. Isto simplificou o processo para empresas e indústrias divulgarem suas mensagens por meio das plataformas online, resultando numa comunicação mais eficaz com diversos públicos e grupos demográficos. O TikTok destaca-se como a plataforma líder na descoberta de nova música devido à sua ênfase no som e na música. As músicas populares no TikTok frequentemente alcançam posições destacadas em tabelas musicais, como a Billboard 100 ou a Spotify Viral 50 - mesmo aquelas que não estão no mainstream há décadas ou que são apenas trechos de projetos não lançados. Deste modo, a presente dissertação tem como objetivo compreender de que forma as RSO tem influenciado a indústria da música, mais especificamente, o poder do TikTok na difusão da músicas e artistas. O objetivo central passou por analisar e compreender o modo como o TikTok influencia a escolha das músicas que chegam até aos meios de comunicação tradicional, nomeadamente, à rádio. Para tal, foi realizada uma recolha e posterior análise de conteúdos recolhidos do top 10 às 10 da rádio portuguesa Mega Hits e do top Portugal Viral 20 da plataforma TikTok. Da recolha efetuada foram obtidos 420 conteúdos, 280 referentes à tabela do TikTok e 140 à tabela da rádio Mega Hits. Através dos resultados alcançados foi possível evidenciar que o TikTok desempenha um papel revelante na promoção e popularização de músicas, inclusive aquelas de épocas passadas. A convergência entre o TikTok e a rádio destaca a estreita ligação entre essas duas formas de consumo musical o que sugere que o TikTok não apenas molda as preferências musicais dos seus utilizadores, mas também tem o potencial de influenciar o consumo de música para além da plataforma. A influência das RSO sobre as tendências musicais é inegável, e frequentemente, as músicas populares no TikTok acabam por conquistar um lugar nas tabelas de reprodução das rádios tradicionais.
en
The development of online social networks (OSNs) has revolutionized the way communities interact and how marketing is conducted, opening doors to collaboration, knowledge sharing and direct engagement with target audiences. This has simplified the process for companies and industries to publicize their messages via online platforms, resulting in more effective communication with diverse audiences and demographic groups. TikTok stands out as the leading platform for discovering new music due to its emphasis on sound and music in content production. Songs, even those that haven't been in the mainstream for decades or are just snippets from unreleased projects, emerge organically on the platform. Popular songs on TikTok often reach prominent positions in music charts such as the Billboard 100 or the Spotify Viral 50. The main aim of this dissertation is therefore to understand how online social networks have influenced the music industry, more specifically the power of TikTok in disseminating songs and artists. The main objective is to analyze and understand how TikTok influences the choice of music that reaches the traditional media, namely radio. To this end, content was collected and analyzed from the top 10 to 10 of Portuguese radio station Mega Hits and from the top Portugal Viral 20 of the TikTok platform. 420 pieces of content were collected, 280 from the TikTok chart and 140 from the Mega Hits radio chart. The results showed that TikTok plays an important role in promoting and popularizing music, including music from past eras. The convergence between TikTok and radio highlights the close connection between these two forms of music consumption, which suggests that TikTok not only molds the musical preferences of its users, but also has the potential to influence music consumption beyond the platform. The influence of social networks on music trends is undeniable, and popular songs on TikTok often end up gaining a place in the playback charts of traditional radio stations.

Data

05-jan-2024

Palavras-chave

Rádio
Redes sociais online
Online social networks
Indústria musical
Music industry
Música -- Music
TikTok

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo