Teses e dissertações

Mestrado
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Título

Música na era digital: Práticas de consumo e serviços de streaming

Autor
Boto, Sara
Resumo
pt
Devido à introdução dos serviços streaming e sua crescente procura por parte dos consumidores, a indústria musical mudou permanentemente. Estas plataformas permitem o acesso em rede a uma biblioteca gigante de música. Informado por dados secundários que comprovam que em Portugal o consumo musical via streaming é maioritariamente preconizado por jovens, o estudo qualitativo realizado pretendeu perceber as perceções dos jovens portugueses sobre várias dimensões do consumo musical contemporâneo via streaming, nomeadamente, o valor da música, a música como propriedade vs acesso, artwork, motivações e listas de reprodução. Através de 10 entrevistas a jovens, foi possível retirar, maioritariamente, respostas consensuais a todos os tópicos enumerados acima, contudo, algumas divergências foram encontradas. Alguns participantes revelam que sentem que perderam algo na transição de formatos físicos para o streaming, mas todos concordam que ganham muito mais com estes serviços. A criação de playlists também surgiu como uma grande vantagem oferecida pelas plataformas. Por outro lado, a questão do artwork não foi uma dimensão apreciada e valorizada. Relativamente ao valor da música, alguns mencionam que se pode ter perdido a proximidade com o artista e a valorização de música como arte, devido à imediatez destes formatos. A ideia de que o streaming provocou uma mudança de paradigma, mantém-se. Todos os avanços tecnológicos, quer de dispositivos, assim como, de programas, funcionam em complementaridade com estes serviços, tornando a sua utilização ainda mais fluída, simples e fácil.
en
Due to the introduction of streaming services, the musical industry has changed permanently. These platforms allow a network access to a giant library of songs. Informed by secondary data that shows that in Portugal, music consumption via streaming is mainly preferred by young people, the qualitative study carried out tried to understand young people’s perception about the several dimensions of the contemporary musical consumption via streaming, namely, the value of music, music as property vs access, artwork, motivations and playlists. Through 10 interviews to young people, it was possible to take away, predominantly, consensual answers to all the topics mentioned above, however, there are some disputes. Some of the participants confess that they feel as they lost something with the transition from physical formats to streaming, but they all agree that they gain a lot more with these services, than they lose. The creation of digital playlists also came as a great advantage offered by these streaming platforms. In regards to artwork, it’s not a dimension highly valued and appreciated by the participants. Concerning the value of music, some mention that the proximity with the artists and the value given to music as an art form, may be lost, due to the immediacy of digital formats and the current music industry. The idea that streaming caused a change in the paradigm, is maintained. All the technological advances, whether it’s devices, or programs, function in perfect complementarity with these services, allowing its use to be even more fluid, simple and easy.

Palavras-chave

Indústria musical
Music industry
Discovery
Streaming
Playlists
Descoberta
Música -- Music
Psychological ownership

Acesso

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