Título
Música na era digital: Práticas de consumo e serviços de streaming
Autor
Boto, Sara
Resumo
pt
Devido à introdução dos serviços streaming e sua crescente procura por parte dos consumidores, a
indústria musical mudou permanentemente. Estas plataformas permitem o acesso em rede a uma
biblioteca gigante de música.
Informado por dados secundários que comprovam que em Portugal o consumo musical via
streaming é maioritariamente preconizado por jovens, o estudo qualitativo realizado pretendeu perceber
as perceções dos jovens portugueses sobre várias dimensões do consumo musical contemporâneo via
streaming, nomeadamente, o valor da música, a música como propriedade vs acesso, artwork,
motivações e listas de reprodução.
Através de 10 entrevistas a jovens, foi possível retirar, maioritariamente, respostas consensuais a
todos os tópicos enumerados acima, contudo, algumas divergências foram encontradas. Alguns
participantes revelam que sentem que perderam algo na transição de formatos físicos para o streaming,
mas todos concordam que ganham muito mais com estes serviços. A criação de playlists também surgiu
como uma grande vantagem oferecida pelas plataformas. Por outro lado, a questão do artwork não foi
uma dimensão apreciada e valorizada. Relativamente ao valor da música, alguns mencionam que se
pode ter perdido a proximidade com o artista e a valorização de música como arte, devido à imediatez
destes formatos.
A ideia de que o streaming provocou uma mudança de paradigma, mantém-se. Todos os avanços
tecnológicos, quer de dispositivos, assim como, de programas, funcionam em complementaridade com
estes serviços, tornando a sua utilização ainda mais fluída, simples e fácil.
en
Due to the introduction of streaming services, the musical industry has changed permanently. These
platforms allow a network access to a giant library of songs.
Informed by secondary data that shows that in Portugal, music consumption via streaming is mainly
preferred by young people, the qualitative study carried out tried to understand young people’s
perception about the several dimensions of the contemporary musical consumption via streaming,
namely, the value of music, music as property vs access, artwork, motivations and playlists.
Through 10 interviews to young people, it was possible to take away, predominantly, consensual
answers to all the topics mentioned above, however, there are some disputes. Some of the participants
confess that they feel as they lost something with the transition from physical formats to streaming, but
they all agree that they gain a lot more with these services, than they lose. The creation of digital playlists
also came as a great advantage offered by these streaming platforms. In regards to artwork, it’s not a
dimension highly valued and appreciated by the participants. Concerning the value of music, some
mention that the proximity with the artists and the value given to music as an art form, may be lost, due
to the immediacy of digital formats and the current music industry.
The idea that streaming caused a change in the paradigm, is maintained. All the technological
advances, whether it’s devices, or programs, function in perfect complementarity with these services,
allowing its use to be even more fluid, simple and easy.