Título
A influência do TikTok na indústria musical: Uma nova rampa de lançamento
Autor
Marques, Ana Mafalda Sousa
Resumo
pt
A indústria musical, tal como qualquer outra, não ficou indiferente aos avanços tecnológicos à medida que estes foram surgindo. Deste modo, com o advento da internet e a passagem para uma era digital, novos formatos chegaram ao consumidor, assim como novas formas de consumir e interagir com a música.
As redes sociais online (RSO) têm cada vez mais um papel fundamental na disseminação de conteúdo e este, por sua vez, tem a música como um elemento cada vez mais presente na sua produção. Desde vídeos de cozinha, hauls de compras, paisagens, animais de estimação ou até fotografias estáticas, atualmente as RSO permitem a adição de uma banda sonora a qualquer publicação que o utilizador queira partilhar.
Deste modo, os artistas musicais viram nas RSO um folheto publicitário digital no qual podem promover o seu trabalho e dar-se a conhecer a novos ouvintes. Dentro das RSO, destaca-se o TikTok que, embora com o seu formato de vídeos curtos, promove e facilita o uso e descoberta de músicas aos seus utilizadores, aumentando o engajamento dos artistas.
Como tal, a presente dissertação tem como objetivo perceber de que modo o TikTok influencia o catálogo musical que chega ao consumidor final, o ouvinte, mas também de que forma os artistas estão a encarar e a aproveitar este novo meio, mais informal, de acesso à indústria musical. O objetivo central passa por analisar e compreender uma potencial relação entre a música utilizada no conteúdo produzido pelos e para os utilizadores e a música que chega às tabelas de reprodução de renome internacionais como a Billboard, mas também se os artistas premiados pela Academia musical norte-americana podem ter o seu início de carreira numa RSO.
Das amostras recolhidas para análise foram obtidos mais de 500 conteúdos, estes dividem-se entre as tabelas referentes aos charts musicais e às premiações analisadas, como os Grammys. Após análise e através dos resultados obtidos, foi possível concluir que o TikTok tem algum peso na escolha e seleção da música consumida pelos ouvintes, assim como pode ser considerado uma potencial alavanca de visibilidade social e promoção de carreiras na indústria musical.
en
The music industry, like any other, did not stay indifferent to technological advances as they had emerged. Thus, with the Internet advent and the transition to a digital era, new music formats made their way to the consumer, as well as new ways of consuming and interacting with music and music artists.
Social Media platforms have an increasingly fundamental role in the dissemination of content and, this content, in turn, has music as an increasingly present element in its production. From cooking videos, shopping hauls, landscapes, pets, or even still photos, social media now allows you to add a soundtrack to any post you want to share.
Musical artists saw on Social Media platforms a digital advertising brochure in which they could promote their work and make themselves known to new listeners and audiences. Between those platforms, TikTok stands out, which, although with its short video format, promotes and facilitates the use and discovery of new songs to its users, increasing the engagement of artists.
This dissertation aims to understand how TikTok influences the music catalog that reaches the end consumer, the listener, and how artists are facing and taking advantage of this new, more informal, means of access to the music industry, as well. The main objective is to analyze and understand a potential correlation between the music being used in the content produced by and for users and the music that is reaching internationally renowned musical charts such as Billboard, but also whether Academy Award-winning artists can have their career start on a social media app.
From the samples collected for analysis, more than 500 items were obtained; these are divided between the tables referring to the musical charts and the north American musical awards analyzed, such as the Grammys. After analysis and through the results obtained, it was possible to conclude that TikTok has somewhat of a role in the choice and selection of music consumed by listeners, as well as it can be considered as a tool for artists to gain social visibility and as beneficial for the production and making of careers in the music industry.