Título
As práticas de gestão Investigação & Desenvolvimento (I&D) no ensino superior em Angola: As perceções dos gestores, docentes e investigadores sobre as práticas e os benefícios da investigação e desenvolvimento
Autor
Palaia, António Tchandikua Kalei
Resumo
pt
A dissertação tem como objetivo analisar a perceção de gestores, docentes e investigadores sobre
apropriação do conceito de investigação e desenvolvimento (I&D), as práticas de gestão de I&D,
os benefícios de I&D no contexto do Ensino superior angolano. As práticas de gestão de I&D,
transformaram-se num instrumento de escrutínio constante, com base nos indicadores de I&D.
Face ao objetivo delineado, adotou-se uma abordagem pragmática, com research design mista,
predominantemente, qualitativa. Para a recolha de dados recorreu-se a técnicas de entrevista
semiestruturadas, inquérito por questionário e à análise documental. No que respeita a análise de
dados, baseámo-nos na análise de conteúdo, utilizando o software MAXQDA, no que refere o
questionário usámos a estatística descritiva. Foram realizadas dez entrevistas, a gestores, docentes
e investigadores vinculados a três Instituições de Ensino Superior da Província da Huila/Angola.
Os resultados do estudo revelam uma grande apropriação do conceito de I&D por parte dos
participantes no inquérito, com maior incidência, ao conceito de desenvolvimento experimental,
sendo feitas referências, embora de forma superficial, às práticas de I&D nas IES, onde os
Departamentos da área científica são os responsáveis pela I&D. Contudo, por parte dos
entrevistados, a cultua de avaliação de indicadores de I&D, é considerada frágil. Os resultados
indicam, ainda, que a maior parte das atividades dos docentes universitário, no caso de Angola,
estão mais vocacionadas para o ensino do que para a investigação. Os participantes realçam que
de uma forma geral o grau de perceção sobre avaliação dos indicadores de I&D no ensino superior
é baixo.
en
The aim of this dissertation is to analyse the perception of managers, teachers, and researchers
about the appropriation of the concept of research and development (R&D), R&D management
practices and the benefits of R&D in the context of Angolan higher education. R&D management
practices, as well as its benefits, have become an instrument of constant scrutiny, based on R&D
indicators. Given the objectives outlined, this study adopted a pragmatic approach, with a mixed
research design, predominantly qualitative. Data collection used semi-structured interview
techniques, a questionnaire survey and document analysis. As far as data analysis is concerned,
we used content analysis using MAXQDA software and descriptive statistics for the
questionnaire. Ten interviews were conducted with managers, teachers and researchers linked to
three higher education institutions in Huila Province, Angola. The results of the study reveal a
great deal of appropriation of the concept of R&D on the part of the participants in the survey,
with a greater focus on the concept of experimental development, with references being made,
albeit superficially, to R&D practices in HEIs, where scientific departments are responsible for
R&D. However, interviewees still considered the culture of evaluating R&D indicators to be
fragile. The results also indicate that most university lecturers' activities, in the case of Angola,
are more geared towards teaching than research. The participants emphasise that in general the
level of perception about the evaluation of R&D indicators in higher education is low.