Título
What are the motivations to use social media networks for information seeking and information sharing among Italian and Portuguese millennials?
Autor
Condemi, Deborah Caterina
Resumo
pt
O objetivo desta investigação foi compreender as principais motivações para utilizar as Redes Sociais entre Millennials italianos e portugueses em duas fases da viagem: procura de informação e partilha de informação. Outro objetivo desta investigação foi perceber se a procura de informação influenciaria a vontade de partilhar experiências de viagem, e se haveria diferenças ou semelhanças nas motivações para utilizar as Redes Sociais entre estes dois grupos culturais. Este estudo segue uma abordagem quantitativa e os dados foram recolhidos através de um questionário. Obteve-se um total de 300 respostas. Os dados foram analisados através de estatística descritiva, análise de componentes principais e análise de regressão múltipla. Os resultados mostram que os Millennials italianos e portugueses comportam-se de forma semelhante. As principais motivações para utilizar as redes sociais são a utilidade, a facilidade de utilização, a perceção de prazer e as motivações altruístas.
O estudo revelou que a procura de informação influencia a vontade de partilhar entre estes dois grupos culturais.
en
The aim of this research was to understand the main motivations to use Social Media among Italian and Portuguese Millennials in two phases of the trip: information seeking and information sharing. Another objective of this research was to understand if the seeking of information would influence the willingness to share travel experiences, and if there would be differences or similarities in the motivations to use Social Media among these two cultural groups. This study follows a quantitative approach and data was collected using a questionnaire. A total of 300 responses were obtained. Data was analysed using descriptive statistics, principal component analysis, and multiple regression analysis. The results show that Italian and Portuguese Millennials behave in a similar way. The main motivations to use Social Media are usefulness, ease of use, perceived enjoyment and altruistic motivations.
The study revealed that information seeking influences the willingness to share among these two cultural groups.