Título
Antecedentes e determinantes da construção social da reputação do negociador
Autor
Rafael, Ana Margarida Monteiro da Graça Matos
Resumo
pt
A reputação como factor determinante para um negociador e para a negociação está
muitíssimo pouco estudado.Neste sentido é relevante perceber um pouco mais acerca do
mesmo. Este projecto de investigação pretende, por essa razão, aprofundar o estudo da
importância da reputação e do seu conhecimento prévio, em processos de negociação.
Baseando-nos na literatura percebemos que o sexo do negociador e a partilha de informação
são importantes na construção de uma impressão. Esta investigação pretendeu testar o efeito
do sexo do negociador e da partilha de informação na percepção da reputação do negociador.
Por outro lado pretendemos investigar também se a motivação social de quem observa é um
factor importante na construção da reputação de um negociador. Utilizámos simulações de
negociação gravadas em vídeo e um questionário para aferir o efeito das variáveis em 120
participantes. Concluímos que existe um efeito da partilha de informação e da motivação
social do observador na construção da reputação do negociador. Porém, não se encontrou
efeitos significativamente relevantes do efeito do sexo do negociador na percepção da
reputação.
en
Reputation as a determining factor to a negotiator and to negotiation processes is well
understudied. This makes it relevant to investigate more on this subject. This investigation
project intends to dig a little deeper on the importance of reputation and its prior knowledge
on negotiation processes.
Basing on literature, we understood that bargainer´s gender and information sharing
are two important pieces when forming an impression of someone. This project explored the
effect of gender and information sharing as antecedents of reputation. Furthermore, we intend
to investigate if the observer´s social motives are an underlying factor in constructing one’s
reputation.
We used video simulated negotiations and a questionnaire to test the variables on 120
participants. The results suggest that there is an effect of information sharing and of
observer’s social motives on negotiator’s reputation. However, there was no statisticaly
significant influence of gender on reputation.