Título
The influence of virtual reality on perceived authenticity, curiosity and willingness to engage on socially responsible initiatives
Autor
Santos, Patrícia Alexandra Calheiros
Resumo
pt
A importância crescente das tecnologias imersivas, como a realidade virtual (RV), em contextos de marketing despertou o interesse em determinar se a realidade virtual influência a perceção de autenticidade, a curiosidade e, consequentemente, a vontade de se envolver em iniciativas socialmente responsáveis de forma diferente das tecnologias não imersivas. O objetivo do estudo é determinar se são registadas perceções mais elevadas de autenticidade e curiosidade num contexto de realidade virtual e se isso cria uma maior vontade de os utilizadores se envolverem em iniciativas socialmente responsáveis.
Para chegar às conclusões pretendidas, foi utilizado o método quantitativo e “between subjects”. Os participantes foram divididos em dois grupos, um assistiu ao vídeo sobre a Ilha de Komodo e os seus desafios, em 2D e o outro em RV, permitindo avaliar as diferenças entre os grupos. De acordo com os resultados, os participantes que viram o vídeo em RV percecionaram o destino como mais autêntico e mostraram-se mais curiosos e dispostos a procurar mais informações sobre a situação. Por conseguinte, os utilizadores do cenário de RV também estavam mais dispostos a participar em iniciativas socialmente responsáveis do que os do cenário 2D.
Este estudo contribui para a literatura sobre a teoria da riqueza dos meios de comunicação e visa também ajudar as Organizações de Marketing de Destinos (DMO) e as Organizações Sem Fins Lucrativos (ONG) a promover práticas de turismo sustentável para atenuar os efeitos das alterações climáticas, utilizando meios tecnológicos mais imersivos nas suas campanhas de marketing.
en
The growing importance of immersive technologies, such as virtual reality (VR), in marketing contexts has sparked interest in determining whether virtual reality influences perceived authenticity, curiosity, and, consequently, willingness to engage differently than non- immersive technologies. The purpose of the study is to determine whether higher perceptions of authenticity and curiosity are registered in a virtual reality setting and whether it creates a greater willingness to engage in socially responsible initiatives.
A between-subjects and quantitative research was employed in order to reach the desired conclusions. The participants were divided into two groups, one watched the video regarding Komodo Island and its challenges, in 2D and the other in VR, allowing the differences between the groups to be assessed. According to the findings the participants who watched the video in VR perceived the destination as more authentic and were more curious and willing to search for more information about the situation. Accordingly, the users on the VR setting were also more willing to participate in socially responsible initiatives than those in the 2D setting.
This study contributes to the literature on the media richness theory and also aims to help Destination Marketing Organizations (DMOs) and Non-Profit Organizations (NGOs) in promoting sustainable tourism practices to mitigate the effects of climate change by using more immersive technological mediums in their marketing campaigns.