Teses e dissertações

Mestrado
Psicologia Social e das Organizações
Título

Os efeitos da (in)justiça e comparação social no desempenho cognitivo: Um estudo experimental

Autor
Queirós, Gonçalo Nuno Lopes Marinho de
Resumo
pt
A perceção de (in)justiça e a facilitação social correspondem a processos relacionados com a melhoria ou redução em tarefas de desempenho cognitivo. Uma das hipóteses propostas para explicar o efeito da (in)justiça no desempenho cognitivo recai no facto de a injustiça gerar excitação sob a forma de emoções negativas. A natureza deste estado de excitação está também relacionada com os fenómenos de facilitação social, traduzido em melhorias de desempenho em tarefas simples, e inibição social, traduzido em reduções de desempenho em tarefas complexas. Deste modo, a presente investigação propõe-se a analisar ambos os efeitos através de um desenho de pesquisa experimental, tendo em vista a indução de (in)justiça e comparação social através da criação de condições experimentais relativas a diferentes categorias de (in)justiça/comparação social numa amostra de estudantes do ensino superior (N = 104). Os efeitos de cada uma destas variáveis no desempenho cognitivo, mensurado pelo desempenho em tarefas simples e complexa, foram analisados. Surpreendentemente, ambos os fatores levaram a um aumento de desempenho em relação ao grupo de controle no âmbito da tarefa simples. Nenhuma das variáveis independentes revelou um efeito estatisticamente significativo na tarefa complexas. Os resultados são relevantes para uma melhor compreensão dos mecanismos que levam aos fenómenos empiricamente comprovados de (in)justiça e facilitação ou inibição social em tarefas de desempenho cognitivo, pelo que são discutidas limitações do presente estudo e sugestões para estudos futuros.
en
The perception of (in)justice and social facilitation are both processes empirically related to the improvement or reduction in cognitive performance tasks. One of the hypotheses proposed to explain the effect of (in)justice on cognitive performance is the fact that injustice generates arousal in the form of negative emotions. The nature of this state of arousal is also related to the phenomena of social facilitation, translated into improvements in performance in simple tasks, and social inhibition, translated into reductions in performance in complex tasks. Therefore, the present investigation proposes to analyze both effects through an experimental research design by inducing (in)justice and social comparison through the creation of experimental conditions relating to different categories of (in)justice/social comparison in a sample of higher education students (N = 104). The effects of each of these variables on cognitive performance, measured by performance in simple and complex tasks, were analyzed. Surprisingly, both factors led to an increase in performance compared to the control group on the simple task. None of the independent variables had a statistically significant effect on the complex task. The results are relevant for a better understanding of the mechanisms that lead to the empirically proven phenomena of (in)justice and social facilitation or inhibition in cognitive performance tasks, therefore limitations of the present study and suggestions for future studies are discussed.

Data

23-jan-2024

Palavras-chave

Injustiça
Comparação social
Social comparison
Desempenho cognitivo
Injustice
Cognitive performance
Facilitação social
Social facilitation

Acesso

Acesso livre

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