Título
Injustiça, comparação social, enviesamentos egocêntricos e legitimidade da autoridade em contexto desportivo
Autor
Brito, Catarina Isabel Figueiredo
Resumo
pt
No contexto desportivo, crianças e adultos submetem-se voluntariamente ao treinador
– uma autoridade que quando é considerada legítima é respeitada pelos membros do grupo, as
suas regras e decisões são aceites e cumpridas voluntariamente e, consequentemente, o grupo
é eficaz. Porque os pais influenciam muito a prática desportiva das crianças até à
adolescência, a legitimidade dos treinadores na perspetiva dos pais é um tópico de estudo
importante.
A investigação em justiça distributiva e procedimental tem mostrado que os
julgamentos de justiça têm impacto nas perceções da legitimidade das autoridades, e se a
comparação social está presente, esse impacto é ainda maior. Outro aspeto importante nestes
julgamentos são os enviesamentos egocêntricos: as injustiças que ameaçam os benefícios do
próprio indivíduo são percebidas como mais injustas do que as que afetam os benefícios das
outras pessoas. Torna-se assim importante estudar o efeito da justiça, da comparação social e
dos enviesamentos egocêntricos na legitimidade do treinador.
Cento e sessenta e quatro pais de atletas em desportos coletivos até aos 12 anos de
idade participaram num estudo experimental em que foram apresentados cenários de uma
situação desportiva num design 2 valência da justiça (treinador justo; treinador injusto) x 2
processo de comparação (julgamento autónomo; julgamento autónomo) x 2 alvo da (in)justiça
(meu filho; outro jogador).
Os resultados mostram que os participantes nas condições de injustiça consideraram o
treinador menos justo e menos legítimo do que os participantes nas condições de justiça. Este
trabalho reforça a importância da justiça dos treinadores na perspetiva dos pais, mas também
dos atletas devido à influência que os pais têm na participação desportiva dos seus filhos.
en
In the sport context, children and adults willingly subordinate to the coach – an
authority that, when seen as legitimate is respected by the members of the group, his rules and
decisions are accepted and complied willingly and, consequently the group is effective.
Because parents influence the sport practice of their children very much until they reach
adolescence, the legitimacy of coaches as perceived by the parents is an important topic of
study.
The research in distributive and procedural justice has shown that justice judgements
have an impact on the perception of the authority’s legitimacy and if social comparison is
present, that impact is even bigger. Other important aspect in these judgments is the
egocentric bias: injustices that threaten the individual’s own benefits are perceived as more
unjust than those that affect other people’s benefits. Thereby, it’s important to study the
effects of justice, social comparison and egocentrical bias on the coach’s legitimacy.
One hundred and sixty-four parents of children until 12 years-old in sport teams
participated in an experimental study with scenarios in design 2 justice valence (just coach;
unjust coach) x 2 comparison processes (autonomous judgement; comparative judgment) x 2
(in)justice target (my child; another player).
The results show that participants in unjust conditions perceive the coach as less just
and less legitimate than participants in just conditions. This investigation strengthens the
importance of the coaches’s justice in parent’s perspective, but also in the athlete’s
perspective, because of the influence parents have on their children sport participation.