Título
Enhancing marketing strategies with augmented reality and Word of Mouth
Autor
Guia, Beatriz Filipa Gouveia da
Resumo
pt
Na nova era do marketing, os paradigmas tradicionais estão a ser substituídos por abordagens
inovadoras. O Word of Mouth (WOM) emergiu como uma força poderosa nas estratégias de
marketing, utilizando a influência de recomendações e narrativas de consumidores para
impulsionar a percepção de marca e o envolvimento do consumidor. Simultaneamente, a
Realidade Aumentada (AR) tem reformulado o panorama do marketing, permitindo às
organizações envolverem os consumidores em experiências imersivas e interativas. Esta
combinação pode redefinir as estratégias de marketing, permitindo criar experiências
personalizadas e influentes para clientes.
Este estudo teve como objetivo explorar como as empresas podem melhorar as
estratégias de marketing, focando-se na otimização do WOM por meio da integração estratégica
de AR. Utilizando a metodologia de Partial Least Squares Structural Equation Modeling (PLSSEM),
investigou-se o impacto da inspiração, benefícios utilitários e hedónicos, qualidade
aumentada percebida e atitude relativamente à aplicação no WOM.
Os resultados revelaram que inspiração, benefícios utilitários, qualidade aumentada
percebida e atitude em relação à aplicação influenciam significativamente o WOM, ao contrário
dos benefícios hedónicos. Notavelmente, a atitude relativamente à aplicação atuou como
mediadora entre inspiração e WOM, e entre benefícios utilitários e WOM. Além disso, a atitude
relativamente à aplicação não desempenhou um papel mediador entre a qualidade aumentada
percebida e WOM, nem entre benefícios hedónicos e WOM.
Estes resultados oferecem observações valiosas para que através da utilização de AR,
as empresas possam desenvolver estratégias de marketing mais eficazes que estimulam o
WOM.
en
In the new era in marketing, traditional paradigms are giving way to innovative approaches.
Word of Mouth (WOM), has emerged as a powerful force in modern marketing strategies, using
the influence of personal recommendations and consumer narratives to impact brand perception
and drive consumer engagement. Simultaneously, Augmented Reality (AR) is reshaping the
marketing landscape allowing brands to engage consumers in immersive and interactive
experiences. Combining WOM with AR has the potential to redefine marketing strategies
design, empowering brands to create more personalized and influential customer experiences.
This study aimed to explore how businesses can enhance their marketing strategies, with
a specific focus on optimizing WOM by strategically integrating AR. Using Partial Least
Squares Structural Equation Modeling (PLS-SEM) methodology, the research investigated the
impact of inspiration, utilitarian benefits, hedonic benefits, perceived augmented quality, and
attitude towards the app on WOM.
The findings revealed that inspiration, utilitarian benefits, perceived augmented quality,
and attitude towards the app significantly influence WOM. Notably, attitude towards the app
acted as a mediator between inspiration and utilitarian benefits, contributing to WOM.
However, hedonic benefits did not have a significant influence on WOM. Furthermore, attitude
towards the app did not play a mediator role between perceived augmented quality and hedonic
benefits in significantly affecting WOM.
These results provide valuable insights for businesses seeking to enhance their
marketing strategies by leveraging AR technology, with implications for designing more
effective marketing strategies to stimulate positive WOM.