Título
A dança como ferramenta de comunicação e o impacto no bem-estar do consumidor
Autor
Gonçalves, Catarina Alexandra Marques
Resumo
pt
A comunicação e o bem-estar podem ser considerados dois fatores básicos e inerentes a
qualquer ser humano, enquanto ser individual e social. A comunicação é um processo que
requere a transmissão de uma mensagem, permitindo que o emissor expresse aquilo que sente
ao recetor, e pode assumir diversas formas. Por sua vez, o bem-estar pode ser interpretado como
um estado de felicidade do ser humano, medido através do seu nível de satisfação global com
a vida.
A dança surge, assim, como uma possível forma de comunicação não verbal que permite
ao bailarino exprimir os seus sentimentos e emoções através da linguagem corporal. Neste
sentido, a dança pode ser utilizada, por parte dos especialistas de marketing, como uma forma
de comunicação alternativa, afetando o comportamento e o bem-estar do consumidor.
Neste contexto, a presente dissertação tem como objetivo explorar a possibilidade de a
dança ser utilizada como uma estratégia de comunicação e marketing, e que tipo de impacto
poderá esta estratégia ter no bem-estar do consumidor. Para tal, foi desenvolvida uma análise
quantitativa, através da realização de questionários, e uma posterior análise de resultados
através dos softwares SPSS e SmartPLS 4.
Posto isto, a análise dos dados obtidos, em conjunto com a informação teórica presente ao
longo da revisão de literatura, permitiram concluir que, a utilização da dança como estratégia
de comunicação, pode influenciar as emoções e o bem-estar do consumidor, de uma forma
direta ou indireta, independentemente do seu género e da sua faixa etária.
en
Communication and well-being can be considered two basic factors inherent to any human
being as an individual and social being. Communication is a process that requires the
transmission of a message, allowing the sender to express what they feel to the receiver, and it
can take different forms. In turn, well-being can be interpreted as a human being’s state of
happiness, measured by their level of overall satisfaction with life.
Thus, dance emerges as a possible form of non-verbal communication that allows the
dancer to express their feelings and emotions through body language. In this sense, dance can
be used by marketers as an alternative form of communication, affecting consumer behavior
and well-being.
In this context, the aim of this dissertation is to explore the possibility of dance being used
as a communication and marketing strategy, and what kind of impact this strategy might have
on consumer well-being. To this end, a quantitative analysis was carried out using
questionnaires and the results were subsequently analyzed using SPSS and SmartPLS 4
software.
To sum up, the analysis of the data obtained, and the literature review led to the conclusion
that the use of dance as a communication strategy can influence consumer well-being in a direct
or indirect way, regardless of their gender or age group.