Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

A dança como ferramenta de comunicação e o impacto no bem-estar do consumidor

Autor
Gonçalves, Catarina Alexandra Marques
Resumo
pt
A comunicação e o bem-estar podem ser considerados dois fatores básicos e inerentes a qualquer ser humano, enquanto ser individual e social. A comunicação é um processo que requere a transmissão de uma mensagem, permitindo que o emissor expresse aquilo que sente ao recetor, e pode assumir diversas formas. Por sua vez, o bem-estar pode ser interpretado como um estado de felicidade do ser humano, medido através do seu nível de satisfação global com a vida. A dança surge, assim, como uma possível forma de comunicação não verbal que permite ao bailarino exprimir os seus sentimentos e emoções através da linguagem corporal. Neste sentido, a dança pode ser utilizada, por parte dos especialistas de marketing, como uma forma de comunicação alternativa, afetando o comportamento e o bem-estar do consumidor. Neste contexto, a presente dissertação tem como objetivo explorar a possibilidade de a dança ser utilizada como uma estratégia de comunicação e marketing, e que tipo de impacto poderá esta estratégia ter no bem-estar do consumidor. Para tal, foi desenvolvida uma análise quantitativa, através da realização de questionários, e uma posterior análise de resultados através dos softwares SPSS e SmartPLS 4. Posto isto, a análise dos dados obtidos, em conjunto com a informação teórica presente ao longo da revisão de literatura, permitiram concluir que, a utilização da dança como estratégia de comunicação, pode influenciar as emoções e o bem-estar do consumidor, de uma forma direta ou indireta, independentemente do seu género e da sua faixa etária.
en
Communication and well-being can be considered two basic factors inherent to any human being as an individual and social being. Communication is a process that requires the transmission of a message, allowing the sender to express what they feel to the receiver, and it can take different forms. In turn, well-being can be interpreted as a human being’s state of happiness, measured by their level of overall satisfaction with life. Thus, dance emerges as a possible form of non-verbal communication that allows the dancer to express their feelings and emotions through body language. In this sense, dance can be used by marketers as an alternative form of communication, affecting consumer behavior and well-being. In this context, the aim of this dissertation is to explore the possibility of dance being used as a communication and marketing strategy, and what kind of impact this strategy might have on consumer well-being. To this end, a quantitative analysis was carried out using questionnaires and the results were subsequently analyzed using SPSS and SmartPLS 4 software. To sum up, the analysis of the data obtained, and the literature review led to the conclusion that the use of dance as a communication strategy can influence consumer well-being in a direct or indirect way, regardless of their gender or age group.

Palavras-chave

Comunicação -- Communication
Consumidor -- Consumer
Bem-estar -- Well-being
Dança -- Dance
Emoção -- Emotion
Sentidos humanos
Human senses

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

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