Título
Perspectives of employees’ emotions on their well-being, and the importance of emotional intelligence in the remote work context
Autor
Ciríaco, Diana Elisabete Monteiro D´Aires
Resumo
pt
Este estudo pretende contribuir para a literatura existente, considerando as perspetivas das emoções dos colaboradores durante o contexto de teletrabalho e o seu impacto - positivo ou negativo - no seu bem-estar, bem como a importância da IE no contexto de teletrabalho, a nível individual, de equipa e organizacional, com as intervenções sugeridas, uma vez que nenhuma literatura recente a relaciona com o teletrabalho.
Assim, os objetivos deste estudo são explorar as perspetivas dos participantes sobre a influência do teletrabalho no seu bem-estar, identificar os facilitadores e inibidores do bem-estar dos participantes, as suas vantagens e desvantagens, comparar as emoções positivas e negativas sentidas durante este tipo de ambientes de trabalho, e explorar as práticas implementadas na vida dos mesmos, a nível individual, de equipa e organizacional e as suas possíveis intervenções para melhorar o bem-estar dos colaboradores.
Para atingir os objetivos deste estudo, foi realizado um estudo qualitativo pela realização de 19 entrevistas online e, para a recolha de dados, foi implementada a análise de modelos.
As principais conclusões retiradas deste estudo são que as organizações estão a começar a estar conscientes e a implementar intervenções sobre os desafios que estão a emergir no ambiente de trabalho remoto, fornecendo ao trabalhador pelo menos os recursos básicos para manter o seu bem-estar. No entanto, algumas conclusões foram contraditórias, destacando-se assim a necessidade de realizar mais investigação futura sobre o bem-estar, as emoções, a IE e o contexto de trabalho remoto.
en
This study's intent is to contribute to the existing literature, considering the perspectives of employees’ emotions during the remote work context and its impact - positive or negative - on their well-being, as well as the importance of EI in the remote work context, for the individual, team and organizational levels, along with the suggested interventions, as no recent literature connects it with the remote work environment.
Thus, the goals of this study are exploring the participants’ perspectives on the influence of remote work on their well-being, identifying the facilitators and inhibitors to the participants’ well-being on, its advantages and disadvantages, analyze and compare the positive and negative emotions felt during such work environments, and explore the implemented practices on participants’ life, in the individual, team and organizational levels and its possible interventions to improve employees’ well-being.
To reach the goals of this study, a qualitative study was done through conducting 19 online interviews, and for the data collection, the template analysis was implemented.
The main conclusions taken from this study are that organizations are starting to be aware and implement interventions upon the challenges that are emerging within the remote work environment, providing to the employee at least the basic resources to maintain their well-being. However, some conclusions were contradictory, thus, highlighting the need to perform more future research on the well-being, emotions, EI and remote work context.