Teses e dissertações

Mestrado
Estudos e Gestão da Cultura
Título

Literacia fílmica: Modelo educativo e prática em Portugal: O Plano Nacional de Cinema

Autor
Campelo, Pedro Miguel da Cunha Dias
Resumo
pt
Nas últimas décadas a União Europeia tem vindo a promover projetos ligados à literacia fílmica dos públicos em idade escolar como uma das vias para sustentar o setor cinematográfico europeu e oferecer resistência à hegemonia da indústria norte-americana. Como área de pesquisa, a educação para o cinema tem registado uma crescente produção académico-científica. Inúmeras investigações propõem metodologias em torno do cinema, facultando um espectro de práticas pedagógicas aos agentes educativos. Porém, permanece um generalizado desconhecimento sobre como estruturar e implementar programas educacionais dessa índole. Adotando uma metodologia qualitativa, a presente dissertação visa descortinar como se coloca em prática um programa desse cariz, ajudando a pensar em que moldes se desenvolve e como podem as instituições escolares integrá-lo. Para o efeito, investiga-se o Plano Nacional de Cinema (PNC), uma política pública interministerial criada em 2013, das áreas da Cultura e da Educação, de formação de públicos, em operacionalização no ensino escolar obrigatório. Aplicando entrevistas a membros do Plano, e analisando fontes documentais e legislativas, procede-se a uma análise do PNC que compreende três níveis analíticos interrelacionados, estudando as suas lógicas, os recursos e as ações. Os resultados mais expressivos sugerem que este modelo educativo não deve ficar circunscrito à responsabilidade das escolas, sendo imprescindível o envolvimento de instituições de outros quadrantes; que os recursos, uma das complexidades a assegurar, sustentam uma pedagogia fílmica em sala de aula e que para uma maior eficácia deste(s) programa(s), o cinema deve constar no ensino como disciplina, ultrapassando-se o seu uso esporádico e instrumental.
en
In recent decades, the European Union has been promoting projects related to film literacy of young audiences as a way of sustaining the European film sector and resist the hegemony of the North American industry. As an area of research, film education has seen growing academic and scientific production. Numerous researches propose methodologies around cinema, providing a spectrum of pedagogical practices to educational agents. However, there is still a widespread lack of knowledge about how to structure and implement educational programs of such kind Adopting a qualitative methodology, this dissertation aims to uncover how a program of this nature is put into practice, revealing how it develops and how school institutions can integrate it. This study explore s the Portuguese National Film Plan (PNC), an inter ministerial public policy created in 2013, by the areas of Culture and Education, dedicated to audience development and operating in compulsory school education. By interviewing members of the Plan and analysing documentary and legislative sources, the PNC is analysed on three interrelated analytical levels, studying its logics, resources and The most significant results suggest that this educational model should not be limited to the responsibility of schools, and that it is essential to involve institutions from other quadrants; that resources, one of the complexities to be ensured, support a film based pedagogy in the classroom and that for this programme(s) to be more effective, cinema should be included in the curriculum as a subject, going beyond its occasional and instrumental use.

Data

31-jan-2024

Palavras-chave

Formação de públicos
Audience development
Literacia fílmica
Setor cinematográfico Europeu
Educação para o cinema
Cultura e educação
Plano Nacional de Cinema
Film literacy
European film sector
Film education
Culture and education
Portuguese National Film Plan

Acesso

Acesso livre

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