Teses e dissertações

Mestrado
Educação e Sociedade
Título

A arte faz o puzzle: Trabalho de projeto: Inclusão de crianças e jovens que se encontram no espetro do autismo no contexto escolar através da educação não-formal

Autor
Duarte, Luísa Gomes
Resumo
pt
O Espetro do Autismo é um tema que tem vindo a ser desenvolvido cada vez mais. Apesar disto, ainda há muitos estigmas a serem colmatados, nomeadamente a dificuldade de comunicação com este público. Nas escolas portuguesas, este desafio ainda traz consigo muitas barreiras na relação professor- aluno, funcionário-aluno, e até entre os colegas. O presente trabalho de projeto, pensado para a sua implementação na Escola Básica Marquesa de Alorna, do Agrupamento de Escola Marquesa de Alorna, surge com o intuito de, através da educação não-formal, com auxílio do teatro e da música, enriquecer os laços entre os acima referidos e, principalmente, desenvolver as capacidades sociais, emocionais e académicas dos alunos que se encontram no espetro do autismo.
en
The Autism Spectrum Disorder is a topic that has been increasingly developed. Nevertheless, there are still many stigmas to be addressed, notably the difficulty in communication with this audience. In Portuguese schools, this challenge still brings many barriers in the teacher-student, staff- student relationship, and even among peers. The current project work, designed for implementation at Marquesa de Alorna Basic School, from the Marquesa de Alorna School Cluster, emerges with the aim of, through non-formal education, with the support of theater and music, strengthening the connections among the aforementioned relationships and, particularly, enhancing the social, emotional, and academic skills of students within the autism spectrum.

Data

05-fev-2024

Palavras-chave

School community
Educação não formal -- Non-formal education
Teatro -- Theater
Música -- Music
Autismo -- Autism
Comunidade Escolar

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo