Título
An empirical analysis on the utility of teachers' identity in higher vocational colleges
Autor
Su Xiaosheng
Resumo
pt
O ensino profissional superior na China tem como objetivo desenvolver talentos tecnicamente qualificados com a importante missão de promover o desenvolvimento económico e aumentar a competitividade interna do país. Durante os últimos anos têm surgido um número crescente de estudos relacionados com a identidade dos professores nas Instituições de Ensino Superior Profissionalizante. No presente estudo, de acordo com um método de amostragem estratificado por zonas geográficas, um total de 608 questionários válidos de professores de quatro Instituições de Ensino Superior Profissionalizante foram recolhidos. Estas amostras abrangem todo o território nacional, incluindo as regiões leste, centro e oeste do país. Entre eles, o quadro de trabalhadores do sexo masculino contava com 271 pessoas, representando 44,6% da amostra. A amostra de participantes do sexo feminino contabilizava 337 pessoas, representando 55,4% da amostra; 337 pessoas trabalhavam em Instituições de Ensino Superior Profissionalizante nacionais de elevado nível, representando um total de 55,4% da amostra. De referir que 271 trabalhavam em Instituições de Ensino Superior Profissionalizante comuns, representando os restantes 44,6% da amostra. Com recurso a métodos quantitativos como modelos de equações estruturais, estatística descritiva e análises fatoriais, foi possível evidenciar que: i) existe uma correlação positiva e significativa entre a identidade dos professores nas Instituições de Ensino Superior Profissionalizante e a satisfação no trabalho e ii) uma correlação negativa e significativa entre a exaustão emocional e a intenção de abandono voluntário. Os valores do trabalho, sobrecarga de trabalho e ambiguidade de papéis medeiam a relação entre a identidade do professor e algumas consequências do trabalho. O apoio percebido dos superiores hierárquicos modera significativamente a relação entre a identidade do professor e as consequências do trabalho desenvolvido. O presente estudo contribui para aumentar a compreensão de variáveis antecedentes do modelo JD-R no sentido de perceber de que forma a identidade do professor afeta os valores do trabalho, a ambiguidade de papéis e a sobrecarga de trabalho. No fundo, procura-se perceber até que ponto os recursos e as exigências associadas ao trabalho são influenciados pela identidade do professor. A teoria da identidade encontra um contributo relevante ao estender o seu campo de estudo para os domínios da educação. É também enriquecida pela discussão em torno de aspetos como o papel mediador do valor do trabalho da sobrecarga de trabalho e da ambiguidade do papel, assim como do papel moderador do suporte dos supervisores. O estudo discute o estado atual da identidade dos professores em Instituições de Ensino Superior Profissionalizante na China e oferece um conjunto de orientações para melhorar o nível de auto-estima dos professores. Procura, igualmente, promover uma maior satisfação no trabalho e diminuir as taxas de rotatividade dos professores, a fim de suportar o crescimento profissional dos professores em Instituições de Ensino Superior Profissionalizante e, consecutivamente, aumentar a qualidade do ensino.
en
China’s higher vocational education aims to cultivate application-oriented and skilled talents, and undertakes the important mission of promoting economic development and improving national competitiveness. Currently, there are a lot of studies on the teachers’ personal identity in higher vocational colleges. This study involved teachers from 12 higher vocational colleges in different areas, four in the east, four in the central and four in the west of China. 608 valid questionnaires were selected as research samples according to the method of regional sampling. Among all samples, there were 271 male employees (44.6% of the sample), 337 female employees (55.4 % of the sample), 337 teachers work in Chinese high level vocational colleges (55.4 % of the sample), 271 teachers work in general vocational colleges (44.6 % of the sample). By using descriptive statistics, structural equation modeling, confirmatory factor analysis and other quantitative methods, we find that there is a significant positive correlation between job satisfaction and vocational college teachers’ identity, and a significant negative correlation between turnover intention vocational college teachers’ job burnout. Work values, work overload and role ambiguity mediate the relationship between teachers’ consequences and teachers’ identity, and supervised support significantly moderates the relationship between teachers’ identity and its consequences. This thesis expands the antecedent variables of JD-R model. Teachers’ identity affects work values, role ambiguity and work overload which means work resources and demands will be affected by teachers’ identity. Meanwhile, this thesis enriches the theory of teachers’ identity, discusses the
mediating effect of work values, work overload and role ambiguity and moderating effect of supervised support and presents the situation of teachers’ identity in higher vocational colleges in China. It provides a basis for improving the level of teachers’ identity, improving teachers’ job satisfaction and reducing teachers’ turnover intention, so as to promote the professional development of teachers in higher vocational colleges and improve their professional quality