Título
Essays on human capital acquisition, entrepreneurial motivation and interventions for startup success
Autor
Dosumu, Otitooluwa Olukayode
Resumo
pt
Esta tese visa responder a três questões: (i) como é adquirido o capital humano necessário para empreendedorismo?; (ii) o que leva os empreendedores a adquirir capital humano?; (iii) existem intervenções possíveis para melhorar o sucesso das iniciativas empreendedoras? Estas questões são essenciais devido à importância do capital humano no processo de empreendedorismo e à necessidade de aumentar o desempenho dessas empresas. Num primeiro estudo, realizamos uma revisão sistemática da literatura sobre a aquisição de capital humano para empreendedorismo. São identificadas limitações na atual conceptualização, sendo proposto um novo quadro de análise. Concluímos que a aquisição de capital humano para empreendedorismo é um constructo multidimensional e holístico. O segundo estudo visa compreender os determinantes da aquisição de capital humano para empreendedorismo. Usando dados secundários da Global Accelerator Learning Initiative (GALI), a motivação empreendedora é identificada como um determinante potencial da aquisição de capital humano para empreendedorismo. Mediante análise econométrica, a relação entre as diferentes dimensões da motivação empreendedora e da aquisição de capital humano para empreendedorismo é testada e confirmada. No último estudo, as aceleradoras de startups são identificadas como mecanismos de intervenção que podem melhorar o desempenho, o capital humano e a motivação empresarial. Recorre-se a dados primários obtidos através de questionário a 90 startups e entrevistas a 5 equipas de startups que participaram anteriormente em programas de aceleração. Estes programas influenciam todas as dimensões da motivação empreendedora, do desempenho e do capital humano. Propomos recomendações quanto à forma como o programa "ideal" de aceleração deve ser concebido.
en
This thesis aims to answer three broad questions: (i) how is human capital acquired for entrepreneurship?; (ii) what drives entrepreneurs to acquire human capital?; (iii) are there possible interventions to improve startup success? These questions are critical because of the importance of human capital in the entrepreneurship process and the need to increase startup performance.
In a first study, we conduct a systematic literature review on human capital acquisition for entrepreneurship. The limitations of the current conceptualization of human capital acquisition for entrepreneurship are uncovered and a new framework is proposed. We conclude that human capital acquisition for entrepreneurship is a multidimensional and holistic construct.
The second study takes an empirical approach to understand the drivers of human capital acquisition for entrepreneurship. The study relies on secondary data from the Global Accelerator Learning Initiative (GALI). Entrepreneurial motivation is identified as a potential driver for human capital acquisition for entrepreneurship. Using econometric analysis, the relationship between the different dimensions of entrepreneurial motivation and human capital acquisition for entrepreneurship is examined and confirmed. In the last study, startup acceleration programs are identified as intervention mechanisms that could increase firm
performance, human capital, and entrepreneurial motivation. The study relies on primary data obtained through the survey of 90 startups and interviews with 5 startup teams that previously participated in startup acceleration programs. Startup acceleration programs influence all dimensions of entrepreneurial motivation, firm performance, and human capital. We produce a set of recommendations on how the “ideal” startup acceleration program should be designed.