Título
A Responsabilidade social das organizações e as estratégias de atuação organizacional: efeito mediador da justiça organizacional percebida
Autor
Oliveira, Ana Catarina Moura de
Resumo
pt
A Responsabilidade Social das Organizações (RSO) traduz-se na adoção de práticas voluntárias por uma organização, que demonstram uma preocupação não só com benefícios económicos, mas também com o impacto social e ambiental na comunidade (Comissão Europeia, 2001). A RSO e os seus efeitos nos diversos stakeholders da organização é uma temática que se tem vindo a expandir na literatura nos últimos anos (Carroll & Shabana, 2010). No entanto ainda existem várias lacunas na investigação, nomeadamente no que refere aos efeitos do desempenho socialmente responsável no comportamento e atitudes dos trabalhadores (Aguinis & Glavas, 2012). Esta dissertação procurou contribuir para a redução dessas lacunas, analisando a relação entre as práticas de responsabilidade social adotadas pelas organizações e a escolha das estratégias de atuação por parte dos colaboradores, quando confrontados com um problema ou situação de insatisfação (Comportamentos de Voz, Negligência, Lealdade ou Saída), e explorando o potencial papel mediador da justiça organizacional percebida nessa relação.
Aplicou-se um questionário electrónico, composto por três escalas de resposta múltipla, a 121 trabalhadores portugueses de diversas organizações públicas e privadas. Os resultados demonstraram um efeito significativo da RSO sobre a Saída e a RSO e a Lealdade, ambas com um efeito mediador da Justiça Organizacional Percebida. No entanto, não se verificaram efeitos significativos da perceção de RSO nas restantes variáveis.
en
Corporate Social Responsibility (CSR) is the adoption by an organization of voluntary practices that show concern, not only with economic benefits, but also with the social and environmental impact on the community (European Commission, 2001). CSR and its effects on various organizational stakeholders, is a theme that has been expanding in literature in recent years (Carroll & Shabana, 2010). However, there are still several gaps in research, particularly in regards of the effects of socially responsible performance on workers’ behavior and attitudes (Aguinis & Glavas, 2012). This dissertation aimed to contribute to reducing these gaps, by examining the relationship between CSR practices and employees’ behavioral choices when faced with problems or dissatisfaction situations (behaviors of Voice, Neglect, Loyalty or Exit), and exploring the potential mediating role of perceived organizational justice.
We applied an on line survey, consisted of three scales of multiple answers, to 121 Portuguese workers from various public and private organizations. The results showed a significant effect of CSR and Exit, and CSR and Loyalty, both with a mediating effect of Perceived Organizational Justice. However, there were no significant relationship between CSR and Negligence or CSR and Voice.