Título
Responsabilidade social das organizações: um caminho a sós para a satisfação dos trabalhadores ou acompanhada pelo suporte das organizações?
Autor
Nascimento, Patrícia Cardoso
Resumo
pt
O interesse pela investigação sobre responsabilidade social das organizações
(RSO) tem-se tornado cada vez maior, quer ao nível institucional, quer ao nível
organizacional. Contudo ainda são escassos os estudos que se centram no nível de
análise individual, mais concretamente no que respeita aos colaboradores. Por
consequência, esta dissertação centrou-se na perceção dos colaboradores quanto ao
envolvimento das organizações em ações de RSO, avaliando a sua relação com a
satisfação no trabalho. É de clara importância perceber em que sentido é que se
correlaciona a perceção de RSO nas suas várias dimensões (trabalhadores, económica,
comunidade/ambiente) com a satisfação no trabalho. O grande desafio residiu no estudo
da variável mediadora, perceção de suporte organizacional (POS), visto serem escassos
ou nulos os estudos que relacionam esta variável quer com a responsabilidade social,
quer com a satisfação no trabalho. Para tal, foi necessária a realização de um
questionário, distribuído eletronicamente, a 175 trabalhadores de diferentes
organizações e áreas profissionais. Da análise dos dados recolhidos foi possível concluir
que existe um incremento da capacidade de análise da relação entre a perceção de
responsabilidade social e a satisfação no trabalho, quando é incluída a variável
mediadora (POS) no modelo em estudo. Contudo, esta variável só medeia a relação
entre a RSO na dimensão dos trabalhadores e a satisfação no trabalho. A dimensão de
RSO face à comunidade/ambiente não tem significância estatística no estudo e a
dimensão de RSO económica apesar de ser significativa, não é influenciada pela POS.
en
The interest in research on corporate social responsibility (CSR) has been
increasing, both at the institutional and the organizational levels of analysis. However
still few studies have focused on the individual level of analysis, specifically in what
concerns to employees. Therefore, this dissertation focused on employees’ perception
with regard to the involvement of organizations in CSR practices, evaluating its
relationship with job satisfaction. It is clearly important to understand in what sense
CSR perceptions in its various dimensions (workers, economic,
community/environment) are correlated with job satisfaction. The study of the
mediating variable, perception of organizational support (POS), constituted the main
challenge of this research, since there are few or no studies relating this variable with
corporate social responsibility and job satisfaction. For this, it was necessary to develop
a survey, distributed online, to 175 workers of different organizations and professional
areas. After analyzing the collected data it was possible to conclude that there is an
increment in our ability to explain the relationship between the perceived CSR and job
satisfaction when the mediating variable (POS) is included in the model of analysis.
However, this variable only mediates the relationship between CSR towards workers
and job satisfaction. CSR towards community/environment has no statistical
significance in the study and the economic CSR dimension despite being significant, is
not influenced by POS.