Título
Plano de negócios da NATUR3 - marca de moda
Autor
Casaca, Artur Georgio
Resumo
pt
A sustentabilidade é um conceito amplamente discutido à escala global, impulsionado
pela crescente preocupação da população pelas questões ambientais e éticas. A
implementação de práticas e estratégias que tenham em conta as preocupações ambientais
preconiza que os recursos são finitos e devem ser utilizados com uma perspetiva consciente
das consequências futuras, levando em consideração a maneira responsável como são
utilizados.
À medida que estes tópicos adquirem mais atenção por parte da população em geral, que
procura adotar hábitos e práticas mais sustentáveis no seu quotidiano, os mais jovens
destacam-se pela sensibilização sobre estas questões, nomeadamente no que se refere à
consciencialização da moda como uma das indústrias mais poluentes do mundo.
Como um importante jogador internacional neste setor, Portugal não apresentou, até ao
momento, uma marca de moda com projeção global que atenda à crescente procura por
marcas que valorizem a ética e a responsabilidade, e que estejam inteiramente
comprometidas com as práticas sustentáveis. É, pois, com estas ambições presentes e com
base numa experiência profissional sólida e pela paixão por este setor que surge a “NATUR3”.
Com o objetivo de ser uma marca apelativa e inovadora, inspira-se inteiramente na natureza,
desde o design até à sua produção.
O presente plano de negócios pretende estruturar e analisar a viabilidade da “NATUR3.
Para tal, elaborou-se, primeiramente, o enquadramento teórico da pesquisa. Em seguida,
foram realizadas entrevistas a retalhistas de algumas lojas de sucesso. Realizaram-se ainda
inquéritos a potenciais clientes e, por fim, concetualizou-se o design.
Economicamente e financeiramente, aferiu-se que é viável pois apresenta uma TIR de
69,12%, um VAL de 88165.92€ à taxa de atualização de 13,81% e um pay back period de 2
anos. Permite recuperar o investimento realizado e remunera os capitais à taxa almejada.
en
Sustainability is a widely discussed concept on a global scale, driven by the growing
concern of the population for environmental and ethical issues. The implementation of
practices and strategies that take into account environmental concerns advocates that
resources are finite and should be used with a conscious perspective of future consequences,
considering the responsible manner in which they are used.
As these topics gain more attention from the general population, who seek to adopt more
sustainable habits and practices in their daily lives, younger generations stand out for their
awareness of these issues, notably regarding the awareness of fashion as one of the most
polluting industries in the world.
As an important international player in this sector, Portugal has not yet presented a fashion
brand with global projection that meets the growing demand for brands that value ethics and
responsibility, and that are fully committed to sustainable practices. It is with these ambitions
in mind, and based on solid professional experience and a passion for this sector, that
"NATUR3" emerges. With the aim of being an appealing and innovative brand, it is entirely
inspired by nature, from design to production.
The present business plan aims to structure and analyze the feasibility of "NATUR3". To
this end, the theoretical framework of the research was elaborated first. Subsequently,
interviews were conducted with retailers from some successful stores. Surveys were also
conducted with potential customers, and finally, the design was conceptualized.
Economically and financially, it was assessed to be viable as it presents an IRR of 69.12%,
a NPV of €88165.92 at the discount rate of 13.81%, and a payback period of 2 years. It allows
for the recovery of the investment made and remunerates the capital at the desired rate.