Título
Business plan for an online fashion store
Autor
Gomes, Rafael Caetano
Resumo
pt
Esta tese consiste num plano de negócios para uma loja de moda online focada em
marcas e designers portugueses emergentes. Esta nova loja daria aos jovens designers
uma plataforma para promover e vender as suas colecções. Esta é uma verdadeira
carência, já que as lojas que existem actualmente, tanto físicas como digitais, não lhes
dão muitas oportunidades. As duas principais características que diferenciam esta loja
são o foco praticamente exclusivo em designers portugueses emergentes e o facto de
as colecções estarem à venda muito mais rapidamente do que acontece hoje em dia.
Inicialmente, a tese apresentará uma introdução e a explicitação da metodologia.
Seguidamente, a revisão de literatura focará tópicos como a internet, o e-commerce e
planos de negócio. Após a descrição da empresa (proposta de valor; visão, missão e
valores), a tese terá uma análise interna (análise SWOT) e uma análise de mercado.
Esta secção fornecerá uma visão global da indústria da moda em Portugal, bem como
dos concorrentes deste projecto. Além disto, incluirá o modelo das Cinco Forças de
Porter, a análise PEST e uma análise aprofundada do consumidor.
As duas secções seguintes abordarão a estratégia de marketing (segmentação, públicoalvo e posicionamento) e o marketing-mix, que explicitará o serviço da empresa, a
estratégia de promoção, o pessoal necessário, a política de preço, os processos e ainda
uma descrição do aspecto da loja.
Finalmente, a última secção será o plano financeiro, que determinará a viabilidade
deste projecto.
en
This thesis consists of a business plan for an online fashion store focused on emerging
brands and fashion designers from Portugal. It would provide young designers a
platform to showcase and sell their collections. This is a problem emerging designers
face, as the online and physical stores that currently exist do not give them many
opportunities. The two main characteristics that set this new online fashion store apart
are the almost exclusive focus on these emerging Portuguese fashion designers and
the fact that collections will be available for sale much faster than they nowadays do.
After the introduction and the presentation of the methodology, the literature review
will focus on topics such as the internet, e-commerce and business models. After
describing the company (value proposition; vision, mission & values), the thesis will
focus on the internal analysis (SWOT analysis) and then on the market analysis. This
section will provide an overview of the fashion industry in Portugal, as well as of the
competitors of this new player. Furthermore, it will include the Porter’s Five Forces
Models, the PEST analysis and an in-depth customer analysis.
The next two sections of this thesis will be the marketing strategy (segmentation,
target and positioning) and the marketing-mix, which will present the service of the
company, its promotion and pricing strategies, the required personnel, as well as a
preview of the online store and its processes.
Finally, the last section will consist of the financial plan, which will determine
whether the project is feasible or not.