Título
Não comparência às consultas externas no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central: Diagnóstico, causas, consequências, perfil do utente e propostas de melhoria
Autor
Almeida, Beatriz
Resumo
pt
A elevada taxa de utentes que não comparecem às consultas externas (CE) traduz-se num
enorme desafio, tanto a nível nacional como mundial, para o sistema de saúde.
Com este estudo pretende-se efetuar um diagnóstico, explorar as causas e
consequências, bem como traçar o perfil dos utentes que não comparecem às CE no Centro
Hospitalar Universitário Lisboa Central (CHULC) e, posteriormente, apresentar medidas que
minimizem este tipo de comportamento.
Analisaram-se todas as incidências (faltas e desmarcações) de não comparência às CE,
entre o dia 1 de janeiro de 2018 e 31 de dezembro 2022. Neste processo de análise e, tendo
em conta a sua enorme relevância no sistema, foram também inquiridos os profissionais que
estão diretamente relacionados com as CE.
Os resultados desta análise evidenciaram que o perfil dos utentes que faltam ou
desmarcam CE agendadas são utentes do sexo feminino, com idades compreendidas entre
os 55 e os 74 anos e são residentes em Lisboa. A não comparência ocorre normalmente no
início da semana, no período da manhã. Os profissionais consideram que um dos principais
motivos para este comportamento é o tempo, demasiado longo, que decorre entre o pedido
da consulta, a data da marcação e do dia do agendamento.
As propostas de melhoria incidem na implementação de um sistema, eficaz, de lembretes,
bem como consciencializar os utentes para as terríveis consequências que este tipo de
comportamento acarreta para o sistema, e, não menos importante, a organização deve utilizar
os indicadores de monotorização.
en
The high rate of patients who don't attend outpatient appointments (OAEs) is a huge challenge
for the health system, both nationally and worldwide.
The aim of this study is to make a diagnosis, explore the causes and consequences, as
well as to draw up a profile of users who do not attend EC appointments at the Centro
Hospitalar Universitário Lisboa Central (CHULC) and, subsequently, to present measures to
minimize this type of behavior.
All the incidences (absences and cancellations) of non-attendance at ECs between
January 1, 2018 and December 31, 2022 were analyzed. In this analysis process, and given
their enormous importance in the system, the professionals who are directly involved with CE
were also surveyed.
The results of this analysis showed that the profile of users who miss or cancel scheduled
ECs is female, aged between 55 and 74 and living in Lisbon. Non-attendance usually occurs
at the beginning of the week, in the morning. The professionals believe that one of the main
reasons for this behavior is the excessively long time that elapses between the request for an
appointment, the date of the appointment and the day of the appointment.
Proposals for improvement include implementing an effective reminder system, making
users aware of the terrible consequences this type of behaviour has on the system and, not
least, the organization should use monitoring indicators.