Título
Balanced scorecard as a strategic management tool: The case of Hierro Casa 2000, C.A.
Autor
Sousa, Moisés Alejandro Castro de
Resumo
pt
Hoje em dia, o Balanced Scorecard assume um papel de destaque na estratégia e na
medição de desempenho. Esta é a consequência da ampla implementação desta
metodologia, que foi apresentada em 1992.
Este projeto visa conceber e implementar um balanced scorecard (BSC) para a
Hierro Casa 2000, C.A., uma empresa venezuelana que vende produtos de construção.
O BSC ajudará a empresa a traduzir a sua missão e visão em quatro perspetivas:
financeira, cliente, processos internos e aprendizagem e crescimento. E, para alcançar
este propósito, foram tomados os seguintes passos: um estudo do ambiente interno e
externo da empresa; foram identificados os fatores críticos de sucesso; a missão, a visão
e os objetivos foram analisados e melhorados; foram selecionados os indicadores de
desempenho mais adequados para avaliar o desempenho da empresa e foram definidas
as melhores iniciativas estratégicas para alcançar os objetivos pretendidos.
Também são propostos planos de ação para as estratégias selecionadas, e são
avaliadas a viabilidade e as limitações da implementação do BSC. Foi utilizada uma
metodologia qualitativa para realizar a pesquisa, apoiada num estudo de caso.
Na prática, o valor deste estudo é a conceção de um BSC que reorganiza e
clarifica tanto a estratégia como os objetivos de uma empresa, bem como ajuda a
empresa a comunicá-los a todos na organização. Deste estudo, conclui-se que a
importância atribuída aos aspetos produtivos da empresa em questão influencia de
forma decisiva o modelo final, que acaba por assumir um caráter mais operacional do
que o previsto na literatura.
en
Nowadays, the Balanced Scorecard assumes a prominent role in strategy and
performance measurement. This is the consequence of the wide implementation of this
methodology, which was presented in 1992.
This project aims to design and implement a balanced scorecard (BSC) for
Hierro Casa 2000, C.A., a Venezuelan company that sells construction materials. The
BSC will help the company translate its mission and vision into four perspectives:
financial, customer, internal processes, and learning and growth. And, to achieve this
purpose, the following steps were taken: an internal and external environment study of
the company; critical success factors were identified; the mission, vision and goals were
analyzed and improved; the most suitable performance indicators to evaluate the
performance of the company were selected and the best strategic initiatives to achieve
the intended objectives were defined.
Action plans for the selected strategies are -also- proposed, and the feasibility
and limitations of the BSC implementation are evaluated. A qualitative methodology
was also used to conduct the research, supported on a case study.
In practice the value of this study is the conception of a BSC that reorganizes
and clarifies both the strategy and the objectives of a company as well as helping the
company communicate these to everyone in the organization. Out of this study, the
conclusion is that the importance attributed to the productive aspects of the company in
question influences in a decisive way the final model, which ends up assuming a more
operational character than the one foreseen in literature.