Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

Nazaré: Uma marca ou uma vila mediática?

Autor
Ribeiro, Mafalda Castanheira Rodrigues Vinhas
Resumo
pt
Esta dissertação pretende analisar a estratégia de city branding aplicada à vila da Nazaré. A competição entre as localidades tem se demonstrado forte e fulcral, tendo as cidades de criar uma identidade e uma imagem forte para se distinguir. Neste sentido, o estudo procura investigar se existe uma centralização da estratégia aplicada na vila no fenómeno das ondas gigantes. De forma a sustentar o estudo, foi realizada uma revisão teórica, para aprofundar os conhecimentos e foram elaboradas entrevistas a vários residentes da vila, com a finalidade de ter uma perspetiva dos próprios locais acerca da promoção envolvida. Os resultados, de forma generalizada a todas as cidades, destacam a importância de uma estratégia bem definida e consistente. Numa abordagem orientada para a vila, podemos verificar que promoção se movimenta a partir, principalmente, do canhão da Nazaré e das ondas gigantes, assim como da tradição intrínseca à vila. Verifica-se que o conhecimento da Nazaré está numa trajetória crescente, atraindo cada vez mais turismo. Este aumento de turismo apresenta fatores positivos, contudo conseguimos observar aspetos negativos que preocupam os locais. O estudo apresentou algumas limitações na pesquisa de artigos recentes sobre o tema principal e aceitação por parte dos entrevistados para a participação no estudo. Numa última análise, o conteúdo da dissertação auxiliará a uma visão mais profunda e cuidadosa da importância do tópico, como ferramenta na gestão e desenvolvimento de uma vila, bem como, poderá criar novas perspetivas e novas abordagens à promoção da Nazaré, minimizando as consequências no quotidiano dos residentes.
en
This dissertation aims to analyze the city branding strategy applied to the town of Nazaré. Competition between localities has proven to be strong and crucial, with cities having to create an identity and a strong image to distinguish themselves. In this sense, the study seeks to investigate whether there’s a centralization of the strategy applied in the town in the phenomenon of giant waves. In order to support the study, a theoretical review was carried out to deepen knowledge and interviews were made with several residents, with the aim of gaining a perspective from the locals about the promotion involved. The results, across all cities, highlight the importance of a well-defined and consistent strategy. In an approach oriented towards the village, we can see that promotion moves mainly from the Nazaré canyon and the giant waves, as well as the tradition intrinsic to the village. It appears that knowledge of Nazaré is on an increasing trajectory, attracting tourism. This increase presents positive factors, however we can observe negative aspects that worry the locals. The study presented limitations in the search for recent articles on the main topic and acceptance by respondents to participate in the study. The content of the dissertation will help to provide a deeper view of the importance of the topic, as a tool in the management and development of a town, as well as being able to create new perspectives and new approaches to the promotion of Nazaré, minimizing the consequences on the residents' daily lives.

Data

12-abr-2024

Palavras-chave

Cidade -- City
Imagem de marca -- Branding (Marketing)
Imagem -- image
Identidade de marca -- Brand identity
Nazaré
Ondas
Waves

Acesso

Acesso livre

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