Título
Contributo do ínterim management para a gestão das empresas
Autor
Martins, Rui Manuel Vicente
Resumo
pt
O presente estudo é sobre o contributo do Ínterim Management para a gestão das empresas em
Portugal e pretende evidenciar de que modo as intervenções ou missões dos Ínterim Managers
contribuíram para melhorar o Desempenho e/ou o Profit.
Acrescentar que o Ínterim Management ainda é pouco conhecido em Portugal e referir que está
numa fase inicial do seu percurso.
Os Métodos usados foram simultaneamente, o Quantitativo com a realização de dois Survey´s,
um para Ínterim Managers e outro para empresas, elaborados com recurso a plataforma online
Qualtrics e distribuído através da rede profissional LinkedIn em Grupos de Ínterim Managers e
mensagem direta, onde se obteve uma amostra de 19 participantes, e o Qualitativo tendo sido
realizadas duas entrevistas a Ínterim Managers.
Os dados quantitativos do Survey foram analisados com recurso ao Software SPSS, os dados
qualitativos das entrevistas foram analisados com recurso ao Software MAXQDA.
Os resultados obtidos indicam que foram encontradas evidências positivas do contributo do
Ínterim Management para a gestão das empresas em Portugal e mais especificamente no
Desempenho e/ou Profit. Referir também que como esperado, a nível da perceção entre a empresa e
o Ínterim Manager não foram encontradas diferenças quantitativas significativas, mas encontradas
diferenças qualitativas derivado essencialmente do contexto.
en
This study is about the contribution of Ínterim Management to the management of companies in
Portugal and aims to show how the interventions or missions of Ínterim Managers have contributed
to the improvement of performance and/or profit.
It should be added that Ínterim Management is still little known in Portugal and is at an early stage of
its development.
The methods used were both quantitative, with two surveys, one for Interim Managers and the other
for companies, created using the online platform Qualtrics and distributed via LinkedIn in Interim
Manager groups and direct messages, with a sample of 19 participants, and qualitative, with two
interviews with Ínterim Managers.
Quantitative data from the survey was analyzed using SPSS software and qualitative data from the
interviews was analyzed using MAXQDA software.
The results obtained indicate that there is positive evidence of the contribution of interim
management to the management of companies in Portugal and, more specifically, to performance
and/or profit. It should also be noted that, as expected, no significant quantitative differences were
found in terms of perception between the company and the Ínterim Manager, but qualitative
differences were found, mainly due to the context.