Teses e dissertações

Mestrado
Gestão Aplicada
Título

Plano de negócios inovador para marketplace na área da saúde e bem-estar

Autor
Santos, Fernando Maria Fonseca Vidal Borja
Resumo
pt
O presente Plano de Negócios prende-se com a implementação do primeiro Marketplace de saúde e bem-estar one stop shop, oferecendo produtos, como as cápsulas de sopas e sumos naturais da Space Food, e serviços “Healthy”, com acesso a profissionais do setor, através de uma rede de nutricionistas, psicólogos, e personal trainers. Este Marketplace será designado e registado sob o nome FHAPPY – “Feel Happy”, ou seja, sentir-se bem, sentir-se feliz. Na fase de implementação, esta plataforma será testada no mercado português e, no médio e longo prazo, pretende expandir-se para os mercados nórdicos e do centro da Europa onde existe maior recetividade esperada para esta tipologia de oferta. Para a conceção do presente plano foi conduzida uma vasta revisão de literatura que permitiu aferir o ambiente no qual se irá desenvolver o negócio, bem como os fatores críticos de sucesso e as barreiras ao seu desenvolvimento. Perspetivamos estar perante um projeto viável dado contarmos com um investimento de 2M€ para o qual estimamos uma TIR de 48% e um VAL de 4M€. Acreditamos que o payback do projeto será alcançado no primeiro trimestre do 3ª ano, altura em que a empresa terá gerado cash flows suficientes para fazer face ao valor inicialmente investido. Em termos de EBITDA para o 1º ano este será de 712m€ passando para cerca de 2M€ no último ano. No que diz respeito, ao Resultado Líquido apresenta 137m€ no 1º ano e no 5º ano estima-se que será de 1.5M€.
en
This Business Plan involves the creation of the first dedicated health and wellness Marketplace one stop shop, offering “Healthy” products such as Space Food’s soups and natural juices capsules, and services, with access to professionals in the sector, through a network of nutritionists, psychologists, and personal trainers. The Marketplace project in the business of “health and well-being” will be designated and registered under the name FHAPPY – “Feel Happy”, meaning to feel good, to feel happy. In the project implementation phase, this platform will be tested in the Portuguese market. In the medium and long term, it is expected to expand to the Nordic and Central European markets where has higher receptiveness to this type of products and services. For this project, a vast literature review was carried out, which allowed us to assess the environment in which the business will be developed, as well as the critical success factors and barriers to its development. It is expected to be facing a viable project given the investment of 2M€ for which an IRR of 48% was estimated and an NPV of 4M€. It is believed that the payback of the project will be reached in the first quarter of the 3rd year, when the company will have generated enough cash flows to cover the amount initially invested. In terms of EBITDA for the 1st year, this will be 712m€, rising to around 2M€ in the last year. In terms of Net Profit, it represents 137m€ in the 1st year and in the 5th year it is estimated that it will be 1.5M€.

Palavras-chave

Startup
Alimentação saudável
Comércio eletrónico -- E-commerce
Healthy food
Empreendedorismo -- Entrepreneurship
Marketplace
Nutrição -- Nutrition

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo