Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

Plano de Negócios Inovador: PORQUERAIO

Autor
D´Oliveira, Catarina Macedo Basto
Resumo
pt
O plano de negócios apresentado neste trabalho final de mestrado, representa a concretização de um sonho da autora, culminando na criação da startup PORQUERAIO. A disseminação do e-commerce nos últimos anos, inclusive no território português, traduziu-se na oportunidade ideal para muitos empreendedores nascentes materializarem as suas ideias, visto que veio simplificar procedimentos e reduzir encargos, associados à constituição de empresas. A PORQUERAIO surge nesse sentido, e caracteriza-se como uma marca de vestuário feminina, com imagem forte, design autêntico, práticas de slow fashion e qualidade made in Portugal. Não pretende ser apenas uma marca de vestuário, mas um reflexo do estilo de vida de mulheres jovens, contemporâneas, confiantes e otimistas, aliando-se à filosofia do empoderamento feminino. O ponto de partida deste plano de negócios, foi a realização de um estudo de mercado, onde se apuraram os padrões de consumo feminino e a recetividade da amostra em relação à marca, que se concluiu ser positiva. As demais partes, deram lugar à análise do ambiente externo, competitivo e interno, seguido da detalhada formulação estratégica. No final do ano zero, espera-se que a startup não apresente um Resultado Líquido positivo, dadas as vicissitudes típicas do contexto empresarial, nesta fase primária. No entanto, com uma estratégia sólida e um conceito distinto, a PORQUERAIO visa estabelecer-se como uma marca inovadora no mundo da moda. Os resultados dos indicadores económicos revelaram a viabilidade positiva do projeto, com projeções ambiciosas de alcançar o volume médio de vendas da indústria do vestuário, microempresas especificamente, no quarto ano de exploração.
en
The business plan presented in this final master’s work, represents the fulfilment of the author’s dream, which results in the foundation of the startup PORQUERAIO. The dissemination of ecommerce in the past few years, including in the Portuguese territory, created the ideal opportunity for many nascent entrepreneurs to materialize their ideas, as it came to simplify procedures and reduce charges associated with the companies’ establishment. PORQUERAIO emerges in this sense, and is characterized as a brand of women’s clothing, with a strong image, authentic design, slow fashion practices and “made in Portugal” quality. It is not only intended to be a clothing brand, but a reflection of the lifestyle of young, contemporary, confident and optimistic women, allying with the female empowerment philosophy. The starting point of this business plan was a market study, where the female consumption patterns and the receptivity of the sample in relation to the brand were proved to be positive. Consecutively, it was analyzed the external, competitive and internal environment, followed by the detailed strategic formulation. At the end of year zero, it is expected that the startup does not present a positive net result, given the typical fluctuation of the business context, in this primary phase. However, with a solid strategy and a distinct concept, PORQUERAIO aims to establish itself as an innovative brand in the fashion world. The results of the economic indicators have shown the positive viability of the project, with ambitious projections to reach the average sales volume of the clothing industry, microenterprises specifically, in the fourth year of operation.

Palavras-chave

Startup
Nascent entrepreneurs
Comércio eletrónico -- E-commerce
Plano de negócio -- Business plan
Marca -- Brand
Empreendedores nascentes
PORQUERAIO

Acesso

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