Teses e dissertações

Mestrado
Gestão Aplicada
Título

Proposta de implementação da loja online da Óptica Vistissom II Lda.

Autor
Clemente, Joana Margarida Serras Pimenta
Resumo
pt
Esta tese de mestrado tem como objetivo avaliar possivel abertura de uma loja de ótica online e desenvolver um plano de ação para essa implementação. Para atingir esse objetivo, foi efetuada uma análise externa macro e micro, uma análise interna à empresa, bem como uma análise competitiva, tendo sido ainda realizado um inquérito a duas amostras: clientes da Óptica Vistissom II e potenciais clientes. Esta pesquisa focou especificamente o comércio online, procurou-se determinar se o mercado ótico no e-commerce é escasso devido à tipologia dos produtos comercializados ou se, os clientes atuais e potências têm moderada confiança na aceitação global do mundo digital, incluindo o e-commerce. O estudo revelou haver um forte potencial de obtenção de clientes do público em geral, continuado assim os clientes Vistissom II Lda. a preferirem o espaço físico bem como o atendimento personalizado. Este estudo pretende contribuir para a compreensão do potencial do comércio eletrónico no mercado da ótica, especificamente para microempresas, demonstrando que a adoção do e-commerce pode ser uma oportunidade valiosa para alcançar um público mais amplo e diversificado. Ao abraçar o modelo de negócio híbrido, a empresa reconhece a importância do contato físico, ao mesmo tempo em que aproveita as oportunidades e desafios proporcionados pelo ambiente digital. Com isso, a ótica posiciona-se para enfrentar o futuro com inovação, relevância e excelência no atendimento ao cliente.
en
This master's thesis aims to evaluate the possible opening of an online optical store and develop an action plan for this implementation. To achieve this objective, an external macro and micro analysis was carried out, an kinternal analysis of the company, as well as a competitive analysis, and a survey was also carried out on two samples: customers of Óptica Vistissom II and potential customers. This research focused specifically on online commerce, trying to determine whether the optical market in e-commerce is scarce due to the type of products sold or whether current and potential customers have moderate confidence in the global acceptance of the digital world, including e-commerce. commerce. The study revealed that there is a strong potential for attracting customers from the general public, with Vistissom II Lda. customers continuing to prefer the physical space as well as personalized service. This study aims to contribute to the understanding of the potential of electronic commerce in the optics market, specifically for micro-enterprises, demonstrating that the adoption of e-commerce can be a valuable opportunity to reach a wider and more diverse audience. By embracing the hybrid business model, the company recognizes the importance of physical contact, while taking advantage of the opportunities and challenges provided by the digital environment. With this, the optics is positioned to face the future with innovation, relevance and excellence in customer service.

Data

19-fev-2024

Palavras-chave

Omnichannel
Omnicanal
Comércio eletrónico -- E-commerce
PME Pequenas e Médias Empresas -- SME Small and Medium Enterprises

Acesso

Acesso livre

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