Título
Análise estratégica do setor automóvel de usados no contexto de crise atual: estudo de casos
Autor
Caetano, Cláudio José Botelho
Resumo
pt
O setor automóvel é um dos setores mais importantes na criação de receitas e crescimento económico dos países desenvolvidos, assumindo um papel determinante em todas as economias mundiais. Na mesma medida, em Portugal, é um dos sectores mais importantes para o país pois opera ao nível da produção e da distribuição, acabando por influenciar mais do que um ponto específico da cadeia de valor.
Esta investigação enfatiza a parte da distribuição automóvel, mais propriamente o mercado de automóveis usados, sendo este caracterizado por índices de concorrência elevados, desde concessionários a independentes, ambos na procura da maximização do lucro de venda de automóveis e da aplicação de serviços pós-venda.
Portugal enfrenta atualmente uma época de crise, época esta que gerou enumeras dificuldades para toda a economia, e o mercado automóvel não é exceção. Os sinais de melhoria para os próximos anos são escassos, por isso as empresas têm de inovar, alterar/criar novas estratégias para tentar atenuar os efeitos negativos da crise europeia.
Neste sentido procede-se à análise de três empresas que se inserem no mercado automóvel de usados em Portugal, a MBM Mobile, a Concilcar, e a Carnext (marca da Leaseplan), ambas concorrentes no mercado mas com abordagens distintas.
Os resultados da análise empírica foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas feitas a gestores das empresas analisadas, permitindo perceber que tipo de práticas e estratégias que estão a ser implementadas pelas empresas neste setor, procedendo-se de seguida à recomendação de eventuais alterações de modo a criar valor para estas empresas.
Por fim foi ainda possível fazer um estudo comparativo entre as empresas analisadas aferindo quais destas estão melhor preparadas para combater a crise.
en
The automotive sector is one of the most important sectors when we talk about revenues and economic growth of developed countries, taking a fundamental part in all economies. As in Portugal it is one of the most important sectors for the country because it operates in production and distribution, contributing more than a specific point in the value chain.
This paper emphasizes the distribution of automobile sector, more properly the used-car market, described by high levels of competition from independent to dealers, trying to maximize their profit selling used cars and making some after-sales services.
Portugal currently faces a European crisis, which generated countless difficulties for the whole economy, and car market isn´t an exception. There is no sign of improvement for the next few years, so companies have to innovate, change / create new strategies trying to mitigate the negative effects of the European crisis.
Therefore the analysis is proceeded to three companies which fit into used-cars market in Portugal, named MBM Mobile, Consilcar, and Carnext a Leaseplan brand, both competitors but with different approaches. The result of the empirical analysis were obtained through semi-conducted interviews with the analyzed company’s managers.
Such analysis help to realize what kind of practices and strategies are being implemented by the companies proceeding then to recommend some changes in order to create value for the company, to reduce faults and overcome the existing difficulties in the market. It is also possible to make a comparative study between the companies, concluding what or which companies are better prepared to fight the crisis.